Gazeta Itapirense

Céu da cidade terá “chuva de meteoros” na próxima madrugada

Apreciadores e insones em geral poderão desfrutar de um espetáculo lindo nos céus da cidade entre meia noite e meia e uma hora da manhã desta quinta-feira, quando ocorre um fenômenos conhecido como “chuva librídea” que pode ser observado sem auxílio equipamentos de aproximação, tipo telescópio.

Quem deu a dica foi Allan Silva Abreu, de 30 anos, que dedica já há vários anos, dedica parte de seu tempo livre para o estudo de fenômenos astronômicos. Ela informou que a rigor, o fenômenos desta noite poderá ser observado a partir de vários locais e que a dica principal e fugir de lugares muito iluminados.

Estudiosos estimam que poderão ser observados em um espaço de uma hora de 40 a 50 destes corpos celestes, também conhecidos por “estrelas cadentes” caindo na silhueta. “O maior segredo é a pessoa olhar bem para cima verticalmente, sobre sua cabeça”, recomendou Allan. Outra estratégia, também recomendada por quem conhece do assunto, é deitar-se ao solo para fazer a observação.

Fenômenos iguais a este, embora não tão raros assim (estima-se que ocorram cerca de seis vezes ao ano), têm a observação dificultada pelas condições atmosféricas. No caso da “chuva” desta noite, as condições para quem mora na maior parte do Hemisfério Sul do globo terrestre serão bastante facilitadas pela ausência de nuvens. A Lua minguante pode atrapalhar um pouco.

Allan Abreu deu as dicas para quem quiser fazer uma observação segura do fenômeno

Grupo de Estudo

Allan, residente no bairro rural de Barão Ataliba Nogueira e que trabalha como segurança vip, integra um grupo de estudo, o GAIA Astronomia, que tem 139 inscritos. Por isso mesmo ostenta a titulação de “geastro”. Ele formado desde 2003 em Astrometria – uma ramo da astronomia que estuda a geolocalização a partir dos astros.

 

 

Compartilhe
error: