Gazeta Itapirense

Coluna Chapa Quente – 03 de Março

O povo quer saber! O prefeito Toninho Bellini saiu da toca e está um pouco mais presente nas redes sociais, mas até agora não quis, ou não conseguiu, esclarecer o que a maioria quer saber: por que Itapira tem 13 óbitos em investigação, enquanto a maioria dos municípios do estado de São Paulo registra ZERO, com média em torno de 2.

É muita coisa. Para quem a ficha não caiu, basta checar as redes sociais de algumas cidades, aleatoriamente e constatar, por exemplo: Amparo, Jaguariúna, Conchal, Araraquara, São Carlos e Araras registravam nesta segunda-feira ZERO óbitos; Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Pedreira apenas UM. Itapira, com população menor que algumas consultadas, QUINZE.

Operação tartaruga. Os dois óbitos que estavam em investigação, um no dia 21/01/2021, outro no dia 24/01/2021, foram respectivamente esclarecidos esta semana, 41 e 38 dias. Isso não é certo. Houve um tempo que essa demora era possível ser justificada. Hoje, injustificável.

Tirando da reta. Depois de muita pressão, o prefeito Toninho Bellini resolveu participar da Live sobre Covid. Gastou cerca 20 minutos, não fazendo outra coisa, jogando tudo nas costas do Dória.

É ver para crer. Pelo menos, durante a Live, o prefeito informou que pretende comprar o kit alimentação.  O último foi entregue em dezembro, por Paganini, para todas as crianças matriculadas, desde que os pais concordassem em receber. Para não dar o braço a torcer, Bellini disse que vai “incrementar” o tal kit. Mas na prática, por enquanto, promessa.

Estamos de olhos. A velha política sempre teve como estratégia, o tentar apagar os bons feitos dos prefeitos anteriores. É o caso do governo de Toninho Bellini: está trabalhando sorrateiramente para anular a administração Paganini/Munhoz. Então vejamos:

Castramóvel.  Foi prorrogada por mais quatro meses o início da castração de cães e gatos dentro do projeto Castramóvel. A empresa vencedora reclama que ofereceu uma proposta para a realidade de custo atual. Apesar de estar pronto para iniciar os trabalhos, com a demora, os preços dos insumos estão aumentando. Acredita que a ideia é inviabilizar economicamente o projeto.

Incoerência? Quando o CAAMI foi inaugurado tudo estava uma beleza. Agora tem gente caindo de pau, dizendo que foi mal feito, que chove dentro das baias e que será preciso reformar tudo.  Pois é, acontece que o secretário responsável pela construção foi reconduzido ao cargo. A quem essas críticas estão direcionadas, mesmo?

Com uma paulada só. Ao que tudo indica, não basta tirar os méritos da administração Paganini/Munhoz, mas conspirar contra a ex-vereadora Marisol, que lutou tanto pelo CAAMI, como pelo Castramóvel. Não por acaso, a vereadora Maísa está usando as redes sociais para falar mal do CAAMI. Ou será que ela quer o pescoço do secretário de Obras?

Curso normal. Nem todas as iniciativas a intenção é apagar, mas usurpar o que foi feito e conquistado na administração anterior. Cerca de dez obras ao todo, entre elas a EMEB Izaura Silva Vieira. Apesar da tentativa de tentar passar a ideia de as obras foram abandonadas pela administração Paganini/Munhoz, o secretário de Obras, Antonio Carlos Ferreira, declarou que nenhuma delas estava parada ou abandonada. Seguiam o curso normal.

Saudades. Por essas e outras, não se sabe o que aconteceu entre paredes, mas testemunhas oculares, entre os servidores da casa, ouviram em alto e bom som quando o secretário de Obras, ao sair do gabinete, resmungar: “Que Saudade do Totonho”

Mais nas costas. O estado de São Paulo irá retroceder à fase vermelha partir da meia-noite do próximo sábado, 6. Pode durar duas semanas, dependendo da evolução da curva de infecções, óbitos e internações.

Antes tarde. No domingo à noite, Bolsonaro se reuniu com os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello; da Economia, Paulo Guedes; da Casa Civil, Braga Netto; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-RJ) para discutir o agravamento da pandemia.

Do que nunca. Nessa reunião, enquanto todos queriam que o presidente assumisse a coordenação para evitar que estados e municípios agissem cada qual à sua maneira; enquanto todos queriam uma campanha pró-vacina e uso de máscaras; Bolsonaro remou contra a corrente e condenou qualquer ação de distanciamento social.

Cada uma…  Na sessão legislativa desta terça-feira, 2, de novo, só a mudança de dia, de terça vai para quinta, e a cobrança do vereador Leandro Sartori sobre a transparência das listas de vacinação. Os governistas querem postergar, alegam trabalho excessivo para listar cerca de 100 nomes por dia.

 

Compartilhe
error: