Gazeta Itapirense

Chuvas de janeiro foram 17% maiores do que a média do mês

Fazia tempo que não chovia tanto no mês de janeiro. Conforme registros do SAAE, desde 2013 o índice pluviométrico não passava dos 300,0 mm no mês de janeiro aqui na cidade, quando foram registrados 397,1 mm. Os 328,4 mm aferidos neste ano são cerca de 17% a mais do que a média histórica (279,4 mm) a partir das anotações que começaram a ser realizadas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) a partir de 1988.

Curiosamente, até 2013 era comum índices expressivos de chuvas em janeiro, que faziam deste mês o mais chuvoso do ano. Mas a partir de 2014 (ano da grande seca) estes índices começaram a regredir. No ano passado, por exemplo, foram 140,7 mm.

O total de chuva no mês passado foi obtido ao longo de 22 dias. O dia que mais choveu foi na virada de 30 para 31 de janeiro, com cerca de 55,0 mm. Este espaçamento tornou a chuva deste ano particularmente preciosa para a agricultura. Culturas como o milho e a soja projetam na cidade uma colheita muito boa.

Ivo Marcos Peres Faria, engenheiro chefe da Casa da Agricultura de Itapira, menciona ainda dois outros efeitos positivos, a recuperação das pastagens, depois de uma seca terrível no ano passado e a recomposição dos mananciais. “Choveu bem e de forma espaçada. Isso ajuda na recuperação dos cursos de água e também dos mananciais”, acrescentou.

Segundo a Sonar Meteorologia, a quarta – feira em Itapira e região ainda terá chuva, mas com previsão de que o sol volte a dar as caras ao longo do dia. A precipitação deverá ficar abaixo dos 6 mm. Segundo o instituto, existe a possibilidade de que o tempo continue chuvoso ainda durante toda a primeira quinzena, ultrapassando nesse período a marca dos 170,0 mm.

Chuva tem colaborado até o presente momento com os agricultores aqui da cidade

 

Compartilhe
error: