Gazeta Itapirense

Chuva rala coloca fim a cinco semanas de seca

Não foi uma chuva para acabar com a preocupação principalmente das autoridades responsáveis pela área de saneamento básico e brigadistas que combatem queimadas, mas como se costuma dizer por aí, pelo menos “apagou a poeira”, esta que caiu durante parte da noite de quarta-feira e madrugada desta quinta-feira, 13 de maio.

Segundo dados divulgados pelo CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) o total acumulado foi de 3,8 mm (quase 4 litros de água por metro quadrado). A última chuva na cidade acima de 1,00 mm foi registrada em 05 de abril, quando choveu cerca de 5,0 mm.

Autoridades do governo federal têm reforçado o aviso que o país já enfrenta sua pior crise hídrica em 91 anos na região sudeste do país. Reservatórios estão em um limite muito baixo, influenciando por exemplo, no aumento da conta de energia, já que, sem água para movimentar turbinas, cai a geração de energia elétrica e o governo é obrigado a acionar termoelétricas que são movimentadas com óleo diesel.

Aqui em Itapira, em maio do ano passado, choveu 17,8 mm, bem abaixo da média. Ou seja, até o final do mês precisaria chover quatro vezes mais do que o volume que caiu de ontem para hoje para chegar a estes quase 18,00 mm registrado no mesmo período do ano passado.

Compartilhe
error: