Gazeta Itapirense

Chega vez das pessoas nascidas em 2000 tomarem 1ª dose da vacina

A Secretaria Municipal de Saúde está convocando a todas nascidas no ano 2000 (faixa dos 21 anos de idade) para tomar a nesta segunda-feira (09) a primeira dose da vacina contra a covid-19. Estão sendo também convocadas as pessoas com histórico de doenças cardíacas e hipertensas, que tomaram a primeira dose da vacina contra da Covid-19 nos dias 19 e 20 de maio, que compareçam entre esta segunda-feira (09) e terça-feira(10) para completar a imunização.

As recomendações anteriores continuam, ou seja, para quem não tomou ainda a primeira dose, necessário se cadastrar no site #Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) levar CPF e comprovante de endereço. Quanto àquelas pessoas que irão tomar a segunda dose, importante levar CPF, comprovante de endereço, cartão do SUS e atestado de aplicação da primeira dose. A vacinação está sendo feita no Ginásio de Esportes José Bonifácio Coutinho Nogueira (conjunto residencial Humberto Passarella) das 8h00 às 15h00 e na UBS da Vila Ilze, das 17h00 às 19h00.

Ao fechamento da última semana, foram vacinadas pessoas nascidas em 1999, faixa dos 22 anos de idade. Existe a expectativa de que a partir de quarta-feira (11) sejam vacinadas pessoas que nasceram em 2001 (faixa dos 19 anos). A confirmação, segundo informou a assessoria de comunicação da prefeitura, depende do envio total de doses pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 

Adolescentes

 

Caso confirmado o envio, esta semana poderá ser decisiva para a imunização com a primeira dose de pessoas com até 18 anos (nascidas em 2003), abrindo espaço para que o governo paulistas leve adiante sua pretensão de vacinar o mais breve possível também ao público adolescente.

Esta questão esbarra em uma falta de entendimento entre o Ministério da Saúde e o governo de São Paulo, já que a recomendação é de que este público receba vacina da Pfizer e segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Ministério tem atrasado o envio das vacinas da fabricante americana.

Na quarta-feira (4) o governador alegou que o Ministério da Saúde entregou ao Estado apenas metade do previsto no lote mais recente de vacinas da Pfizer contra a Covid-19, e que por isso o início da vacinação para este grupo ficaria “em aberto” até a regularização do repasse. Segundo Doria, foram acordadas 465 mil doses para SP, mas enviadas apenas 228 mil.

Compartilhe
error: