Gazeta Itapirense

Chapa Quente 24/07/2021

Para quem gosta de saber o dia a dia dos mandatários de plantão, a coluna ‘Chapa Quente’ é o lugar certo para se informar sobre os últimos acontecimentos.

 

Sentimento

A população itapirense pressente que a Covid-19 em Itapira está mais agressiva do que nas demais cidades, seja pelo número de ocupação nas UTI’s, seja no número de mortes. Nessa semana alguns números divulgados vieram confirmar esse sentimento.

Memória

No ano passado, quando a doença era totalmente desconhecida, os médicos penaram para determinar os protocolos de ação. Até o mês de novembro, todos os casos de Covid-19 eram atendidos pelo Hospital Municipal.

Da menor para a maior

Os números divulgados esta semana revelam que Itapira até dezembro de 2020 apresentou a menor taxa de mortalidade em relação às cidades de Amparo, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista e Mogi Mirim. E de janeiro de 2021 para cá, o quadro se inverteu: Itapira passou a ser a cidade com a maior taxa de mortalidade em relação às mesmas cidades.

Realidade

Não se pode negar que a Covid-19, a partir do mês de março de 2021 provocou aumento substancial de casos e de mortes, mas todos os municípios foram atingidos da mesma maneira. A variação dos números dependeu das medidas de contenção tomadas pelas prefeituras e do sistema de saúde que socorreu os hospitalizados.

Não tem explicação?

Será alguém pode explicar o que foi feito de diferente em Itapira que provocou um aumento de 21 (até 31/12/2020) para 31 (de janeiro até agora) mortes em cada 1000 dos casos confirmados? Em 2021 a vacinação começou em março e passou a refletir na redução de casos e de mortes. Ou não?

Vacina sim

A campanha dos antivacinas continua intensa nas redes sociais, mesmo assim a maioria do povo brasileiro está sendo vacinada. Para quem se vacinou, além da prevenção contra o agravamento da Covid-19 e variantes, está vendo crescer no mundo (e também no Brasil) a exigência da vacinação para acesso em locais onde a aglomeração não pode ser contida.

Com vacina, sim

A França, por exemplo, está exigindo o comprovante de vacinação aos frequentadores de bares e restaurantes. Vários países estão permitindo entrada de brasileiros vacinados. Pernambuco está preparando a retomada de público nos estádios, com torcedores que apresentar comprovante de vacinação.

Salvamento duvidoso

Bolsonaro escolheu para a Casa Civil o senador Ciro Nogueira para salvar o governo, segundo ele próprio declarou. O detalhe é que recentemente o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros, disse alto e em bom som: “sou amigo de muita gente no Senado Federal, mas nenhum é mais meu amigo quanto o senador Ciro Nogueira”. Será que o Brasil estará a salvo?

 

Estamos de olho

A cada dia que passa os itapirenses estão sentindo que a cidade mais descuidada. O povo do Della Rocha já está dizendo que está totalmente abandonado. Uma mãe do bairro que precisava atravessar a ponte com piso de madeira, com buracos e tábuas soltas, para ir ao PPA ficou com medo de atravessá-la com os filhos. A reclamação não é de hoje. E até hoje, nada.

Armadilha

Um cidadão passa todos os dias pela Rua Tiradentes está preocupado com um bueiro grande que está sem tampa de proteção. Diz que já levou o problema para a Prefeitura e até agora nenhuma solução foi dada. Comentou: “qualquer dia desses, se esse bueiro continuar aberto, principalmente à noite, alguém vai cair nele e vai se machucar bastante. É preciso isso acontecer para alguém tomar providência? ”

Quando o HM não atende…

O vereador André Siqueira parece que virou o homem que resolve tudo no governo Bellini. Com o chefe ninguém consegue falar. André recebe todos os dias pedidos de tapa buraco a internação no HMI. Essa semana ele recebeu mensagem forte questionando um procedimento que o Hospital Municipal diz não poder atender a mãe da mensageira e que se ele não der jeito vai ter que pagar, sem saber como, o atendimento na Santa Casa.

Compartilhe
error: