Gazeta Itapirense

Centenário, Hotel Central está sendo demolido

Um dos últimos prédios com mais de 100 anos de história em Itapira está sendo demolido. O Hotel Central está com os dias contados.

Há pelo menos 20 dias uma equipe de funcionários da construção civil está fazendo todo o trabalho, desde a parte de escoramento até a retirada do telhado, que está em fase adiantada.

Neste sábado, 23, foi dado início à colocação de tapumes na frente do prédio.

Segundo apurado por nossa reportagem, após a retirada de toda a estrutura do telhado, será a vez das paredes.

Tapume de proteção está sendo colocado

Pela região ao entorno do Hotel Central, várias são as ‘teorias’ sobre o que abrigará a grande área localizada em ponto nobre da cidade.

Há quem diga que uma grande empresa adquiriu e vai levantar outro hotel, outros garantem que surgirá um edifício de 15 andares, e a boataria chegou a garantir que a rede varejista Casas Bahia bateu o martelo com os antigos proprietários. Por enquanto, são apenas especulações.

Mas a informação mais ‘quente’ é de que um jovem empresário comprou ali para transformar em prédio comercial.

História

Em contato com o historiador Arlindo Bellini, nossa reportagem apurou alguns fatos relevantes sobre o centenário hotel.

“O Hotel Central foi, por muitos, o principal hotel da cidade. Era o local preferido dos antigos caixeiros viajantes (vendedores), que chegavam em Itapira e desembarcavam na Estação de trem da FEPASA. Os festeiros da Festa de Maio costumavam se hospedar ali também”, lembrou Bellini.

Tradicional hotel deixará de existir em breve

Seo Arlindo apurou junto ao livro ‘História Ilustrada de Itapira’, que há registros de 1921 dando conta da existência do Hotel Central.

O Hotel Central chegou, inclusive, a ter uma filial, situada na rua José Bonifácio, ao lado do Cartório do Maurício.

Há informações de que um de seus proprietários foi Jovino Alves da Silva, o ‘cumpadre Jovino’, avô do conhecido médico Jovino Fernandes.

Depois dele o estabelecimento teve outros responsáveis, que iremos tratar em matérias futuras.

Compartilhe
error: