Gazeta Itapirense

Programa Alimentar já beneficia entidades do município

Foi dado na manhã desta terça-feira, 23, o pontapé inicial de um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com a Prefeitura, que pretende assegurar semanalmente a distribuição de alimentos in natura para pessoas necessitadas, com suporte das entidades assistenciais do município.

Gestado a partir do segundo semestre do ano passado, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi desenvolvido para atender incialmente, 170 municípios com menos de 80 mil habitantes. Aqui na nossa região, somente Itapira, Estiva Gerbi e Santo Antônio de Posse foram incluídos.

O engenheiro agrônomo Luís Antônio Dias de Sá, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) explica que de março a novembro deste ano, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, selecionou por meio de uma chamada pública 19 agricultores familiares previamente cadastrados (dos quais cinco aqui de Itapira) que estarão recebendo R$ 6.500,00 para fornecimento de diversas variedades de folhagem, leguminosas e frutas.

Segundo o Edital do projeto, “Deverão ser respeitados os números de itens para cada produto, garantindo assim, no mínimo, 2 (dois) tipos de raízes, 2 (dois) tipos de legumes, 3 (três) tipos de frutas e 3 (três) tipos de folhosas”, colocados em cada cesta.

A entrega em Itapira será feita uma vez por semana, junto às instalações da Defesa Civil, onde já funcionou um dia aquilo que foi chamada de Central de Abastecimento. Na manhã de hoje, a movimentação no local foi grande.

Luís de Sá, acompanhado da colega, engenheira Alexandra Cristina Luppi Guedes Geraldi, conferia e pesava os alimentos que chegavam, e orientava os colaboradores da Secretaria Municipal de Promoção Social a acondicionar de maneira correta cada item em caixas de papelão especialmente fabricadas para o programa. A meta é entregar somente em Itapira, até o final do programa, 4.900 caixas.

A atividade inaugural levou ao local a secretária de Promoção Social Regina Ramil Marela, o presidente do Conselho de Alimentação do Município, Edmar Klein, e até o prefeito Toninho Bellini passou no local para acompanhar de perto a movimentação.

Autoridades do município e da Secretaria de Estado de Agricultura prestigiaram ponta pé inicial do programa

Mão dupla

O agricultor Hélio Augusto Fuini, do Sítio São Sebastião, no Machadinho, entregou logo de manhãzinha 09 caixas com cerca de 12 quilos de berinjela. Perguntado a respeito de sua expectativa com relação ao programa, disse que estava feliz por participar. “É uma iniciativa com mão dupla, tanto ajuda a nós produtores, como beneficia pessoas necessitadas”, ponderou.

Hélio Fuini (direita) destacou o duplo benefício na adoção do programa

A secretária de Promoção Social, Regina Ramil, explicou que serão beneficiadas de forma direta entidades assistenciais já devidamente registradas. Três delas, Casa de Repouso Allan Kardec, Lar São Vicente de Paula e Casa Transitória têm como proposta processar estes alimentos para sua clientela, já que continuaram atendendo normalmente desde que a pandemia teve início um ano atrás.

Apae, ADI, Educandário Nossa Senhora Aparecida, Casa da Criança, Lar São José, SOS e Jovem em Ação, se comprometeram em destinar caixas de alimentos para famílias cadastradas e que preencham o perfil desejado pelo programa. Ainda segundo Regina, sua equipe cuida de para que entidades com perfil assistencialista voltado para alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, também sejam beneficiadas.

Regina estima que sejam atualmente quatro delas realizando este tipo de atendimento, duas ligadas a Igrejas Evangélicas e duas outras ligadas ao espiritismo kardecista. “Já estamos trabalhando para que parte dos alimentos chegue também a estes projetos que atendem centenas de pessoas na cidade”, assegurou.

 

 

 

 

 

Compartilhe
error: