Gazeta Itapirense

Casal pede ajuda por remédio de alto custo para o filho

 

O ano de 2020 terminou de uma forma bastante desafiadora para o casal Marcos e Márcia Monteiro Martins, pais de Gabriel Kauê Martins, de apenas 3 meses de idade, que durante trabalho de parto realizado no mês de setembro, apresentou um quadro de complicações. O menino veio ao mundo com oito meses e apenas 1,7 kg e teve que passar por procedimento de reanimação durante o parto.

Segundo o pai, de 38 anos, a equipe que realizou o parto de Gabriel imediatamente recomendou sua remoção para um centro mais qualificado, e o menino acabou sendo encaminhado no mesmo dia ao Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.

Exames apontaram a existência de um coágulo no cérebro e a criança foi ainda diagnosticada com uma patologia conhecida como hiperinsulinismo congênito, que causa outra disfunção, a hipoglicemia – distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue, que pode afetar portadores ou não de diabetes.

Ainda durante sua passagem em Ribeirão Preto, Gabriel começou a receber tratamento à base de um remédio chamado Diazóxido, cuja embalagem com 100 cápsulas custa no mercado internacional (o medicamento é importado) mil dólares, algo em torno, pelo câmbio atual, de R$ 6 mil reais a caixa.

Gabriel tem medicação garantida apenas até o final deste mês segundo a família

Justiça

Motorista de profissão, única pessoa na casa com renda (mora ainda com o casal a filha Thayana e a neta Alice) Marcos foi orientado a pedir o fornecimento da medicação para a Secretaria de Estado da Saúde. Segundo ele, a resposta foi negativa e família recorreu a um advogado que ingressou com uma ação para que o fornecimento fosse garantido-. A sentença proferida aqui em Itapira determinou imediato atendimento da solicitação.

Porém, a direção regional de saúde de São João da Boa Vista, informou já no final do ano passado, que havia dificuldade de se encontrar o medicamento e que todo trâmite burocrático o para sua aquisição demandaria até 100 dias.

Foi aí que os pais decidiram recorrer às redes sociais, na expectativa de obter o medicamento. O pai alega que possui remédio somente para mais este mês. Ele conta que tentou obter mais uma quantidade no HC da Usp/Ribeirão, mas foi informado de que existe uma determinação de ordem legal para fornecimento do remédio somente para pacientes sob os cuidados do Hospital.

Necessariamente, Gabriel deve tomar uma cápsula por dia, diluída em 10 ml de água, para tomar de oito em oito horas. “Estamos recorrendo aos amigos, familiares, à generosidade das pessoas para garantir que o tratamento não seja interrompido. Infelizmente não tenho condições de arcar com o custo do medicamento”, desabafou Marcos.

O número da conta bancária para quem se dispuser colaborar é:

BANCO BRADESCO

Ag: 0517 7

Conta: 0080439- 8

Poupança

Marcos Benedito Martins

 

Compartilhe
error: