Gazeta Itapirense

Zoonose vai retomar a captura de escorpiões no cemitério

A divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde já mobiliza seu efetivo para retomar a partir da semana que vem a atividade de captura de escorpiões realizada sistematicamente no cemitério da Saudade desde 2014, como forma de tentar controlar a população destes artrópodes invertebrados.

O médico veterinário Rodrigo Bertini, coordenador da Zoonose, disse que recebeu sinal verde de Vladen Vieira, secretário de Saúde. Todos os preparativos já estão, segundo Bertini, sendo tomados, como por exemplo a entrega de equipamentos necessários, entre eles a lanterna com “luz negra” que detecta a presença dos bichos em ambiente de total escuridão.

Bertini revelou que a última ação levada a cabo neste ano ocorreu na primeira quinzena de abril, tendo seu início no mês de março. Neste período foram capturados 3.253 escorpiões. A retomada só não vai ocorrer em caso de chuva. As condições atmosféricas são essenciais para o bom andamento deste tipo de trabalho. Durante o inverno, os animais ficam como que “hibernando” debaixo das sepulturas. Quando o tempo esquenta, eles sobem à superfície.

 

Reprodução

 

Rodrigo Bertini disse que por causa disso eles se reproduzem a partir de agosto e esse é um dos motivos que exigem segundo ele a volta do trabalho de captura. “São nos chegaram relatos de pessoas que viram fêmeas carregando filhotes nas costas”, mencionou. Os escorpiões se reproduzem duas vezes por ano, dando vida a cerca de 20 indivíduos em média.

O coordenador da Zoonose se manifestou ainda a respeito de uma mensagem de Whats App que foi divulgada nesta semana falando da periculosidade dos escorpiões adultos e os mais jovens, afirmando que estes últimos são mais perigosos. Bertini disse que essa informação chega de forma distorcida, pois, segundo afirmou, os escorpiões adultos possuem sim muito veneno, com a diferença que tem a habilidade de dosar a quantidade que injetam em suas vítimas, enquanto que os mais jovens ainda não desenvolveram essa artimanha, inoculando todo o veneno de uma só vez, daí serem mais temidos.

 

Rodrigo Bertini disse que os preparativos para a retomada desta atividade já foram tomados

Compartilhe
error: