Gazeta Itapirense

Zé Mané roda nas mãos da PM Ambiental com “periquitão”

A incrível capacidade da nossa Polícia Militar Ambiental que passa a impressão de ter o dom da ubiquidade (estar em diversos lugares ao mesmo tempo) fez rodar mais uma pessoa aqui na cidade por causa da guarda de pássaros da fauna silvestre.

A ocorrência mais recente foi registrada na sexta-feira passada, 29, na Vila Ilze, mais especificamente na rua Rússia. Segundo registros da ocorrência elaborada pelos agentes Cabo PM Peluque e Soldado Belchior, uma denúncia anônima trouxe a equipe até Itapira, que logrou êxito em encontrar na residência visitada um periquitão maracanã (Aratinga leucophthalmus), da família dos papagaios – “parente” próximo da maritaca, preso em uma gaiola.

Os registros policiais falam em “Manutenção de ave silvestre em irregular cativeiro e maus tratos”. Ainda conforme observação dos policiais, a ave teve as penas das asas cortadas, o que configura situação de maus tratos e agrava a situação do proprietário. A multa lavrada foi de R$ 3.500,00. No mercado clandestino de aves um periquitão como esse apanhado em Itapira é comercializado em torno de R$ 1 mil.

A coitada da ave, segundo a Polícia Ambiental, vivia em uma gaiola e ainda foi submetia a maus tratos

Freguesia

A Polícia Ambiental tem tido uma freguesia incômoda com este tipo de ocorrência aqui na cidade. Desde novembro esta foi a quarta apreensão de aves da fauna brasileira aqui na cidade, com autuações feitas em sequência na Vila Izaura, Assad Alcici e Flávio Zachi. Em todas elas houve autuação e aplicação de multas aos infratores.

 

 

Compartilhe
error: