Gazeta Itapirense

Volta às aulas domina encontro do Conselho Municipal de Educação

Ainda cercado de incertezas, o ano letivo de 2021 na rede municipal de ensino deve ter alguma novidade nesta quarta-feira, 26, quando o assunto será objeto de esclarecimento em outra “live” agendada pela prefeitura para às 18h00 na Câmara Municipal.

Convocado para inicialmente para analisar assuntos relacionados ao financiamento das atividades das creches municipais, o colegiado que compõe o Conselho Municipal de Educação se reuniu na tarde desta terça-feira, na sala de reuniões do gabinete do prefeito e a questão da volta às aulas acabou se transformando no assunto principal. A reunião contou com a participação da secretária de Educação do município, professora Regina Lago Gracini.

A reunião que teve início às 13h30, durou pouco mais de uma hora. Regina havia participado na tarde de sexta-feira em Mogi Mirim, em companhia do prefeito Toninho Bellini e do secretário de saúde Vladen Vieira, de um encontro com autoridades de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, dentro de um esforço conjunto para fixar as regras do retorno presencial. Uma das deliberações foi exatamente no sentido de que os Conselhos Municipais de Educação também opinassem a respeito do assunto.

Inicialmente, as autoridades de educação trabalhavam com a possibilidade do retorno presencial de 1/3 dos alunos – assunto este que interessa muito de perto também para as escolas particulares. Foi isso que decidiu há cerca de duas semanas o Conselho Estadual de Educação. Neste sentido, existe um consenso de que o município fixe inicialmente um roteiro para balizar as ações das escolas particulares e das próprias escolas estaduais, esperando um pouco mais para determinar o retorno presencial na rede municipal, iniciando o ano letivo de 2021 como terminou 2020: aulas remotas.

A GAZETA apurou que a secretaria de educação já tem o esboço do plano de retorno que será apresentado ao Comitê Intermunicipal de gerenciamento da pandemia exatamente para que opine a respeito dos procedimentos elencados neste documento para que ele possa ser colocado em prática o mais breve possível.

Escalada

A escalada da covid-19 em todo o Estado neste começo de ano, alterou os planos da Secretaria de Estado da Educação que tinha marcado o retorno das aulas para 1º de Fevereiro e já mudou para o dia 08. Via de regra, os municípios costumam seguir critérios da Secretaria de Educação do governo de São Paulo, mas por causa do quadro ainda muito incerto, a aposta na volta das aulas presenciais, pelo menos por enquanto, vai perdendo força.

Compartilhe
error: