Gazeta Itapirense

Vigilância Epidemiológica vacina contra gripe neste sábado

A divisão de Vigilância Epidemiológica (V.E) da secretaria municipal de Saúde, promove neste sábado um esforço adicional para vacinar os grupos prioritários contra a influenza (gripe comum).  Todas as unidades básicas de saúde estarão funcionando das 8h00 às 16h00.

Josemary Apolinário, enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, informou que estarão sendo priorizadas pessoas acamadas e os idosos institucionalizados, que estarão recebendo a visita das equipes de vacinação. Também foram incluídos entre os grupos prioritários da vacinação deste sábado, crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos. Esta ofensiva, segundo Josemary, tem como objetivo melhorar os índices de cobertura vacinal que estão muito aquém do desejável aqui na cidade.

Segundo dados do site Painel Influenza 2021, do Ministério da Saúde, até o dia 09, Itapira tinha atingido somente 38,8% de cobertura, com aplicação de quase 17 mil doses, em um universo esperado de 43.458 pessoas.

Seo Décio e dona Lourdes foram tomar a vacina na UBS central

A GAZETA percorreu na quarta-feira algumas UBS e a movimentação em busca da vacina da gripe variava conforme o local. A equipe de vacinação da UBS da Vila Ilze por exemplo (a maior em número de atendimento da cidade) comentou que a procura tem se mantido em uma média constante.

Na UBS central a avaliação é de que as pessoas estão tomando consciência da importância de se tomar a vacina. No local, o cuidador de cavalos Décio Grossi, disse que esperou chegar a vez das pessoas com idade a partir de 60 anos para tomar sua dose. Foi acompanhado da esposa, dona Lourdes. “Todos os anos a gente vem tomar juntos. Nós nos sentimos mais seguros desta forma”, disse Lourdes. “Sempre tomei a vacina contra a gripe e nem resfriado tive mais”, reforçou Décio.

 

 

Compartilhe
error: