Gazeta Itapirense

Tem início a 2ª etapa da vacinação obrigatória contra aftosa e brucelose

Teve início na última quarta-feira,03, a segunda etapa de vacinação contra a aftosa, e também contra a brucelose. Proprietários de “bovídeos“ (bovinos e bubalinos) terão até o dia 30 deste mês para vacinar os rebanhos de bovinos com idade de 0 a 24 meses contra a aftosa, e no caso da brucelose, o imunizante é destinado somente para bezerras com idade entre 03 e oito meses realizada anualmente em duas oportunidades, em Maio e Novembro. Itapira é a cidade que possui o maior rebanho de bovinos aqui na região, com estimadas 34 mil cabeças de gado,

A vacinação contra a brucelose deve ter acompanhamento de um médico veterinário devidamente credenciado. Depois de concluída a vacinação, os proprietários tem que emitir atestado de vacinação dos animais imunizados, processo que via de regra feito digitalmente, mas que pode ser requisitado na Casa da Agricultura, quando o criador não possui equipamentos de informática.

 

 

Mercado

 

Existe a possibilidade de que possa haver falta de imunizantes, como já ocorreu em maio. Em média a dose da vacina da aftosa é encontradas nas lojas do ramo a R$2,45. Um valor maior do que aquele que vinha sendo praticado na campanha do mês de maio. Já o cálculo da vacina contra a brucelose embute o atendimento prestado pelo médico veterinário. Além de uma menor oferta de insumos no mercado, existe o receio de que possa haver uma revisão do processo de aplicação de 2 doses anuais, embaralhando o setor de insumos veterinários, inibindo novos investimentos na área.

 

Existe o receio de que possa faltar vacina até o final do mês, quando a campanha chega ao fim

Compartilhe
error: