Gazeta Itapirense

Secretaria Municipal de Educação anuncia retorno das aulas para início de fevereiro

A secretaria municipal de Educação definiu o dia 07 de fevereiro, uma segunda-feira, como dia da retomada das atividades presenciais em sala de aula. Ao todo, somando as diversas demandas, serão recepcionados 5.481 alunos. As escolas de ensino fundamental absorvem a maior demanda, com 3.015 alunos, creches 1289 crianças, pré-escola com 1.150 alunos e Educação de Jovens e Adultos, com 27 pessoas.

Segundo informou a pasta, a partir  do retorno do recesso escolar (previsto para ocorrer nos próximos dias), os professores irão se ocupar do planejamento do ano letivo,inclusive, mantendo contato direto com pais e responsáveis, por meio de grupos no aplicativo WhatsApp. O regresso inclui ainda reunião com os pais na segunda-feira dia 07  e início propriamente dito na terça-feira.

Outra questão importante diz respeito aos protocolos de segurança por causa da covid. No mesmo período do ano passado, as autoridades tateavam no escuro por causa da escalada da doença na cidade e as aulas presenciais só foram retomadas bem depois do início oficial das aulas, com uma série de recomendações.

Essas recomendações permanecem inalteradas e em alguns casos estão até mais rigorosas, abrangendo iniciativas como distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização dos ambientes, monitoramento e comunicação de alteração no estado de saúde. Elementos como uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e de equipamentos de uso coletivo, além da manutenção de um distanciamento prudente, continuam sendo essenciais.

Uma professora consultada pela reportagem e que atua como coordenadora pedagógica em uma escola de ensino fundamental disse para a reportagem da GAZETA que o grande desafio é exatamente fazer com que os protocolos sejam cumpridos. “Depois da pandemia nada mais será como antes”, disse ela.

Conforme esclareceu, o aprendizado ocorrido no ano passado foi essencial para que neste momento um modelo de condução da volta às aulas já estivesse pronto. “Hoje podemos afirmar que tempos um regramento que nos permite voltar às aulas em segurança. Cabe fazer com que seja cumprido”, observou.

Vacinas

 

A GAZETA quis saber se a secretaria de Educação pretende exigir atestado de vacinação contra a covid das crianças matriculadas. Segundo foi informado, pelo menos nesse momento, “até que todo esse grupo seja vacinado”, não há nenhuma decisão tomada nesta direção.

Já com relação aos professores e demais funcionários, a conversa muda de direção. A prefeitura adotou a mesma postura do governo estadual, que exige de seus funcionários vacinação obrigatória “completa”, deixando de fora pessoas que por motivos de saúde, são impedidos de tomar o imunizante.

O uso obrigatório de máscaras continua mantido, ao lado de outras medidas de segurança

Compartilhe
error: