Gazeta Itapirense

Saúde imuniza os 04 primeiros profissionais com a ‘vacina da vida’

Uma cerimônia até certo ponto bastante concorrida realizada no Hospital Municipal, assinalou na manhã desta quinta-feira, 21, a aplicação das primeiras 04 doses da vacina Corononavac no município. Foram selecionados 04 profissionais da área de Saúde que atuam no dia a dia do enfrentamento da pandemia.

A primeira a receber sua dose foi a enfermeira Selma Helena Theodoro Pachione, seguida do médico infectologista Carlos Humberto Rezende Póvoa, 61; pelo técnico em radiologia Benetido Aparecido Ferreira Melo, 63, e pelo médico Francisco Trotta, de 60 anos. A técnica em enfermagem Rosemary Francisquini, a Rose, que atua na divisão de Vigilância Epidemiológica foi escolhida para aplicar as doses.

O prefeito Antônio Hélio Nicolai, o Toninho Bellini, acompanhou de perto toda a movimentação. Ele chegou ao HM às 10h20 e salientou a importância histórica daquela solenidade. “Precisamos que este processo de vacinação tenha continuidade”, afirmou, referindo-se aos problemas de fornecimento de insumos para a fabricação do imunizante pelo Instituto Butantã, tendo como pano de fundo o tratamento belicoso que pessoas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro reservam para a China, justamente o país que fornece este tipo de material.

O infectologista Dr. Humberto Póvoa foi o segundo a receber o imunizante

Participaram ainda a coordenadora da V.E, Josemary Apolinário, o secretário de Saúde, Vladen Vieira, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Beth Manoel e seu colega vereador Carlos Sartori e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Cristina Gomes.

Etapas

Segundo o médico Marcelo Sesto, do comitê de gestão de enfrentamento da pandemia, a vacinação propriamente dita, deverá ter início nesta sexta-feira. Ele explicou que uma dependência dentro do Hospital Municipal está sendo preparado para receber as pessoas que irão receber as primeiras 1.160 doses, priorizadas já pela secretaria de saúde. Primeiro aquelas mais diretamente envolvidas no enfrentamento diário, servidores da rede municipal, das filantrópicas (leia-se Santa Casa)  e por último os particulares. Estas pessoas serão convocadas de forma a impedir aglomerações no local.

Benedito atua no setor de radiologia já há 26 anos

Selma já contraiu a doença

A enfermeira Selma Pachione, a primeira itapirense a receber a vacina que previne a covid-19 atua já há 15 anos no Hospital Municipal. Ela revelou que no ano passado chegou a contrair a doença. Antes de receber a dose, disse que estava muito ansiosa, “Com tremedeira nas pernas e mãos geladas”.

Ela ainda recebeu uma menção elogiosa do infectologista Carlos Rezende Humberto Póvoa, que também foi vacinado. “A Selma tem sido  meu braço direito durante todos estes anos”, afirmou. Póvoa se aposentou do serviço municipal de saúde em 2019. Coordenou por mais de 2 décadas o ambulatório DST/AIDS e chegou a ser a principal referência médica no combate à doença em toda a região. No início do ano passado foi convocado para exercer uma função muito especial no enfrentamento da pandemia, cuidar dos próprios colegas.

O radiologista Benedito Ferreira Melo atua já há 26 anos nas atuais funções e contou para a GAZETA que se estava muito feliz por ter sido selecionado para a aplicação das primeiras doses. “Quero compartilhar este momento com todos meus colegas da área da saúde”, registrou. Finalmente, o médico Francisco Trotta, também já atingiu a expressiva marca de 30 anos de bons serviços prestados para o serviço de saúde de Itapira e demonstrou muita satisfação ao ser relacionado para tomar o imunizante.

 

 

 

03 – Selma, foi a primeira a receber a vacina e já contraiu a doença no ano passado

Compartilhe
error: