Gazeta Itapirense

SAMA fez plantio de mudas de árvores em nascente do Braz Cavenaghi

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou na manhã desta sexta-feira (13) na nascente localizada em uma área verde do conjunto residencial Braz Cavenaghi, o plantio de 30 espécies nativas da Mata Atlântica.

Este tipo de iniciativa, segundo o biólogo Anderson Martelli, vem sendo programada com regularidade para cumprimento de metas fixadas junto ao Programa Município VerdeAzul do governo paulista. “É um dos itens que ajuda a melhorar a nota de Itapira”, comentou ele para a plateia que participava do plantio.

Além de funcionários da SAMA – capitaneados pelo titular da pasta José Aparecido Perentel Rostirolla – participaram populares e Marco Antônio da Silva, de 49 anos, Secretário de Meio Ambiente em Lindoia. “Viemos acompanhar de perto e aprender um pouco com os nossos colegas aqui de Itapira”, comentou com a reportagem da GAZETA.

A dona de casa Ana Maria Vicente Riberti e o esposo Benedito Riberti, saíram da Vila Boa Esperança para participar. Ana contou que viu uma postagem da atividade nas redes sociais e tomou a iniciativa de participar. “Eu amo a natureza. Adora participar deste tipo de atividade”, revelou.

 

Nascente Modelo

 

Martelli lembrou ainda que a nascente localizada na área verde do Braz Cavenaghi é considerada uma “Nascente Modelo”, por causa de suas características. Localizada em uma área protegida e rodeada de muito verde, é um local reservado, por exemplo, para atividades com escolares. “Ao plantarmos as árvores, fazemos com que suas raízes retenham a água que se infiltra no solo. Por isso que ainda tem muita água aqui”, ensinou.

Martelli palestrou aos participantes antes que as mudas fossem colocadas no local reservado

Compartilhe
error: