Gazeta Itapirense

SAMA apura número absurdo de árvores com risco de cair

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) diagnosticou, apenas nesse segundo semestre de 2023, um número absurdo de árvores que correm o risco de cair, e de provocar acidentes consideráveis em diversas partes do município.
Somente nesta semana foram mais de 70 árvores averiguadas, sendo 58 apenas na rua Francisco de Oliveira Job, no entorno da Minasa, no Jardim Paraíso.
O técnico de meio ambiente da Sama, Fábio Alexandre Giovanelli, e sua equipe, tem corrido contra o tempo e atendido um recorde de pedidos para avaliar árvores que podem sofrer avarias a qualquer momento. “Nesta época de chuvas os pedidos mais que duplicam”, disse o técnico, ao mostrar um calhamaço de solicitações que chegam todos os dias à secretaria.
A Sama possui um cronograma para atendimento das solicitações. Depois de avaliar a situação no Parque Juca Mulato, onde 40 árvores estão condenadas, e na Praça Bernardino, agora é a vez dos bairros, sem deixar de lado a zona rural.
O maior volume de pedidos é oriundo do Penhão e dos Prados, além dos bairros rurais do Tanquinho, Machadinho, Ponte Nova, Ponte Preta, Bica D’água, dentre outros.


A espécies que requerem maior atenção são a Sibipiruna, Alfeneiro, Oiti e Acácia. Segundo Giovaneli, essas espécies podem sucumbir por estarem ocas, ou abertas em V, pendulares, com raízes expostas ou podres, além de conterem em seu interior uma grande quantidade de matéria orgânica que acelera as condições de uma queda.
“Com um vento mais forte, estas árvores podem cair, com certeza, como aconteceu com uma sibipiruna recentemente, ou mesmo no HMI, onde carros ficaram avariados”, explicou.
O funcionário da Sama adverte que a Secretaria não faz o corte aleatoriamente. Segundo ele, se seguem critérios em que a segurança de pessoas e imóveis estão ameaçados. “Infelizmente, a maioria somente olha para as copas e nunca para caules, troncos e raízes”, declarou.

Giovaneli mostra a grande quantidade de solicitações para averiguar árvores que podem cair

Para fazer o cadastro de solicitação de averiguação de árvores basta ligar no telefone da Sama, que é este: 3863.1886 ou 3863. 1801.

Compartilhe
error: