Gazeta Itapirense

SAAE de Itapira se torna referência em tratamento e distribuição de água

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água e, dentro deste contexto, o itapirense pode se orgulhar e muito do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto): a autarquia é referência em todo o país em captação, tratamento e distribuição do líquido tão essencial à vida.

A data não passou batida para o prefeito Toninho Bellini e para o presidente do SAAE, Vitório Ornelas. Na manhã de hoje eles receberam a reportagem de A GAZETA para mostrar um pouco da estrutura e do que vem sendo feito nos últimos três anos na autarquia.

“É um serviço essencial para nossa cidade e que tem que ser levado a sério. Buscamos sempre aprimorar e investir em técnicas que garantam um abastecimento de primeira qualidade para toda a população”, destacou Ornelas.

Ele apontou dados que comprovam constantes investimentos não só na Estação de Tratamento de Água, mas também na distribuição do produto final para toda a cidade.

Um dos grandes avanços na qualidade da água e também em ralação à segurança de funcionários do SAAE e de vizinhos do prédio central foi a substituição, em 2021, do produto químico cloro gás (usado diariamente como agente oxidante e desinfetante no processo de tratamento de água) pelo dióxido de cloro. A medida atendeu a uma recomendação da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“O cloro gás é um produto que sempre atuou bem no tratamento da água, mas o substituímos por um que além de ser mais eficiente não traz risco nenhum. É difícil, mas se ocorresse um vazamento do cloro gás poderia atingir tudo a um raio de 500 metros no entorno do SAAE. Aqui por perto moram muitas pessoas, temos um hospital e um posto de saúde, além de nossos funcionários”, explicou o prefeito Toninho Bellini.

“Além do SAAE anular de vez o risco de um acidente que poderia causar danos às pessoas, o novo produto melhorou e muito a qualidade da água em relação ao manganês e ferro”, explicou Matheus José Fernandes, que é gestor da divisão de operação de sistema.

Ornelas, Fernandes e Bellini: investimentos de R$ 6 milhões em 3 anos

Investimentos

Além deste importante aprimoramento do tratamento de água com a utilização do dióxido de cloro, o SAAE acumula investimentos na casa dos R$ 6 milhões neste terceiro mandato do prefeito Toninho Bellini.

Os recursos foram investidos na construção de mais de 2.000 metros de emissários, desassoreamento do Ribeirão da Penha, aquisição de 10 moto-bombas para água e esgoto, execução de caixas de contenção de produtos químicos na ETA, perfuração de poço artesiano em Eleutério, aquisição de novos tanques de armazenamento de produtos químicos, prolongamento de adutora do bairro dos Pires, sistema de desinfecção na ETE de Eleutério, compra de 2 novos veículos, reforma do gradeamento do poço de sucção da ETE, entre outras benfeitorias. Foram concluídas obras no reservatório do bairro industrial Juvenal Leite e na estação elevatória de água tratada no bairro Santa Bárbara.

Válido destacar que a partir de julho deste ano o SAAE ingressa no ‘mercado livre de energia’ o que irá proporcionar uma redução de até 30% no valor mensal da conta de energia elétrica.

 

Números que assustam

Nós, que estamos acostumados a receber a água na torneira de casa sempre cristalina e pronta para o consumo, não conseguimos imaginar a ‘operação de guerra’ que é feita no SAAE para que isto ocorra.

Hoje são distribuídos todos os dias em Itapira 27 milhões de litros de água. O processo consegue tratar o líquido captado no Ribeirão da Penha a uma velocidade de 340 litros por segundo.

Desde quando a água sai do Ribeirão da Penha, chega na ETA, passa pelo decantador e pela aplicação de produtos químicos são gastas duas horas.

Para garantir a excelência da água que bebemos existe dentro do SAAE um bem montado laboratório que faz análise de hora em hora para confirmar se está tudo nos conformes.

Visitas

Além de tratar da água que bebemos e do esgoto que geramos, o SAAE tem uma preocupação constante com o meio ambiente e com o papel das futuras gerações na sociedade.

Alunos de escolas da cidade são recebidos no prédio do central do SAAE e visitam os espaços do local, conhecendo também todo o processo.

Na semana que passou alunos da escola Cândido Moura estiveram por lá.

Qualidade reconhecida

Uma pesquisa realizada em setembro de 2023 pela empresa INDSAT confirmou que Itapira retornou ao grau de excelência em relação à agua, conseguindo 808 pontos. Foi um salto de 22 pontos em relação à mesma pesquisa realizada em junho de 2023.

O Abastecimento registrou 93,2% de aprovação geral na cidade, somatória de 11,4% de ótimo e 81,8% de bom. A taxa é a mais elevada observada no serviço em 2023, superando os dados de junho, com 86,9%.

Nas avaliações negativas, a desaprovação chegou a apenas 0,8% ruim, menor número em todo o período entre maio de 2021 e setembro deste ano. O resultado indica queda desde o início de março, considerando 3,5% no começo de 2023 e 2% em junho.

Participaram da pesquisa 400 moradores maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4,8% sob intervalo de confiança de 95%.

 

Retoma do SAAE

O prefeito Toninho Bellini dedicou um pouco do tempo para tocar em um assunto que ele se orgulha muito, o da retomada do SAAE ocorrida em 2005. Até então ele estava sendo administrado pela SABESP após uma concessão onerosa feita pelo então prefeito Totonho Munhoz.

“Foi uma promessa de campanha minha de 2004. Andávamos pelas ruas e ouvíamos diversas reclamações da população em relação à qualidade da água e dos serviços oferecidos pela SABESP. E tinha um outro porém, as pessoas não aceitavam que o SAAE tivesse deixado de ser um patrimônio dos itapirenses”, lembrou Bellini.

Antes mesmo de assumir seu primeiro mandato, Bellini começou a trabalhar em cima das possiblidades que trariam o SAAE de volta.

Por meio do Decreto Municipal 40/2005 , Toninho Bellini anulou o contrato de concessão de serviços de água e esgoto firmado com a Sabesp. Promoveu, então, ação de reintegração de posse para restituição do imóvel ocupado pela companhia e dos bens móveis, tal como se encontravam.

O SAAE foi retomado e começava ali uma batalha jurídica com a SABESP, com idas e vindas.

Mas, no final daquele ano de 2005, graças a uma vitória conseguida em Brasília, o SAAE retornou de forma definitiva para Itapira.

“Não foi, em hipótese alguma uma vitória pessoal minha, foi na verdade uma vitória do povo de Itapira. A história do SAAE com nossa gente é longa e passa por episódios marcantes ao longo desses anos. Nós tivemos um prefeito e um empresário que morreram após a queda do avião em que estavam. Eles iriam resolver assuntos relacionados ao tratamento de água de Itapira (no caso em questão Bellini lembrou da morte do prefeito Antônio Caio e do empresário Virgolino de Oliveira). Nós tivemos um prefeito que muito fez pelo SAAE, que foi o Hélio Pegorari. Enfim, é um patrimônio de Itapira e de seu povo, e é assim que o SAAE deve ser tratado”, finalizou o prefeito.

Compartilhe
error: