Gazeta Itapirense

SAAE avisa que vai cortar água de inadimplentes a partir da segunda quinzena

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira) tem anunciado que a partir do dia 17 de janeiro todas as pessoas que tiveram débito com a autarquia terão interrompido o fornecimento de água. O prazo derradeiro para que as pessoas inadimplentes paguem o que devem é o 14 de janeiro, uma sexta-feira.

O engenheiro Carlos Vitório Boretti de Ornellas, presidente do SAAE, disse que o débito total acumulado chega a R$ 5,5 milhões. Ele não soube precisar o total de devedores, mas estima que seja significativo. Vitório mencionou que no segundo semestre do ano passado foi levado a cabo um “refis”, com isenção de juros e correção monetária para quem quitasse seu débito.

O resultado, segundo ele, ficou abaixo do esperado. Foram recuperados algo em torno de 100 mil reais. Essa situação, segundo o gestor do SAAE, demonstra que apenas uma minoria aderiu. Ele descarta outra medida concedendo novos prazos e novas reduções. Ainda conforme pôde avaliar, o débito cresceu mais a partir do momento das medidas de isolamento e distanciamento social adotadas por causa da pandemia.

 

Renúncia de Receita

 

Vitório lembrou que na qualidade de uma autarquia municipal, o SAAE tem que prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e de forma nenhuma pode gerar aquilo que nos meios técnicos é conhecido como “renúncia de receita”. Além do mais, segundo ele, a autarquia necessita destes recursos para equilibrar seu orçamento. “Estamos, diante das dificuldades deste momento, otimizando recursos para que as contas continuem sendo pagas em dia”, alertou.

Último prazo é o dia 14: após essa data a ordem é cortar o fornecimento

 

 

 

 

Compartilhe
error: