Gazeta Itapirense

Ribeirão fica com leito à mostra no trecho abaixo da captação do SAAE

A falta de chuvas que castiga as regiões sul, sudeste e centroeste continua trazendo preocupações. Definida pelos especialistas como uma das piores estiagens dos últimos 90 anos, a seca atual promete desafiar a capacidade dos gestores públicos de muitas cidades em manter o abastecimento de água para suas populações.

Aqui em Itapira o SAAE adota uma postura de cautela com relação ao assunto. A atual administração do prefeito Toninho Bellini não esboçou qualquer sinal – pelo menos por enquanto-  de que pretenda mobilizar a população a economizar água. Há cerca de 30 dias atrás, quando a situação já não era boa, existia uma avaliação por parte dos gestores do SAAE que o nível do Ribeirão ainda terá uma sobrevida antes que seja preciso lançar mão do uso de reservatório de particulares para desviar essa água para o Ribeirão da Penha. Foi essa a estratégia anunciada por Bellini e por Vitório Ornellas (presidente do SAAE) para combater os efeitos da estiagem. “O nível do rio está se mantendo estável na média de 1,42 metros. De acordo com nosso plano de contingência está tudo sob controle até agora”, disse Ornellas ao responder uma consulta feita pela GAZETA

Somados os meses de junho e julho, choveu na cidade pouco mais de 51 mm. A última chuva de relevo ocorreu no dia 28 de julho, com 11,9 mm. Durante o mês todo foram registrados apenas 23,4 mm. A média do mês de julho (a mais baixa de todos os meses do ano nas anotações do SAAE) é de 28 mm.

 

Pedras e Areia

 

Abaixo da captação de água do SAAE na avenida dos Italianos, o cenário do Ribeirão da Penha é desolador. Em praticamente todo curso o que se vê são bancos de areia e pedras expostas. “Nem dá para acreditar que a água da cidade vem daí. Dá dó”, comentou o pintor de paredes Reginaldo Henrique, quando observava a situação na ponte próxima à Estação Rodoviária.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pelo menos até o próximo domingo não existe nenhuma possibilidade de chuva na região. O INMET faz ainda um alerta para a queda da umidade relativa do ar, que segundo o Instituto, chegou a preocupantes 20% em Itapira nesta quarta-feira, o que requer cuidados especiais principalmente com relação às crianças e idosos.

No trecho de captação de água, represamento ajuda a manter o nível em patamar aceitável

Compartilhe
error: