Gazeta Itapirense

Quatro escolas estaduais debatem implantação de “jornada integral”

 

A forma como a chegada da pandemia interferiu de maneira avassaladora nas relações entre escolas e alunos, contribuiu para que um importante movimento que vem sendo levado a cabo em Itapira ficasse relevado a um segundo plano. Conforme apurou A GAZETA, as quatro maiores escolas da cidade em termos de acolhimento de alunos discutem a implantação do regime integral: Elvira Santos de Oliveira (ESO), Antônio Caio, Caetano Munhoz e Cândido Moura.

Juntas, estas quatro escolas respondem por mais da metade da demanda da rede estadual aqui em Itapira. A rigor, o assunto não é uma novidade na Elvira Santos e na Antônio Caio, onde a proposta já foi rejeitada em 2019. Em Itapira, somente a Escola Estadual Benedito Flores de Azevedo tem jornada integral (desde 2018) com resultados muito bons na avaliação da comunidade escolar que gravita em torno daquela unidade.

Para sacramentar a mudança de status, é necessária a aprovação por uma espécie de assembleia de pais de alunos, que deverá ser realizada até o próximo dia 15 de junho. A GAZETA apurou ainda que a maior resistência vem dos professores, que temem perder vantagens na carreira e pressionam os pais para que votem contra a proposta.

 

CMDCA

 

O assunto tem merecido uma atenção especial do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA). A atual presidente, a advogada Vanessa Luísa Delfino Fuirini Alves Lima, disse que o órgão acha que seria um grande avanço para a comunidade a mudança de perfil nas escolas que estão em fase de consulta.

Vanessa entende que, principalmente nestes tempos sombrios, onde parte expressiva das crianças e adolescentes estão fora da sala de aula, seria vital no entendimento do Conselho, que principalmente o público adolescente tivesse seu tempo preenchido com atividades pedagógicas, lúdicas e de lazer embutidas dentro do projeto de Escola em Tempo Integral.

“O prejuízo que a ausência de perspectiva por causa de toda essa situação que atravessamos provoca em uma parcela significativa de nossos jovens – essencialmente aqueles que não possuem recursos econômicos para fazer frente às necessidades de interação com o mundo externo – está sendo avassalador. A Escola em Tempo integral é uma ferramenta que viria a contribuir muito para que seja oferecida uma mudança de perspectiva para todos estes jovens”, defendeu Vanessa.

Vanessa, do CMDCA, defende a implantação em benefício do público adolescente

Ela revela ainda que o CMDCA está encampando uma campanha de esclarecimento para conscientizar aos pais com relação à importância de se aprovar o regime de escola em tempo integral nas unidades onde seus filhos estão matriculados. “Estamos fazendo uso das redes sociais, dos veículos de comunicação em geral, para mostrar a importância da implantação da escola em tempo integral e evitar que o debate seja conduzido sob uma falsa premissa”, completou.

 

Vanessa, do CMDCA, defende a implantação em benefício do público adolescente

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