Gazeta Itapirense

PSOL afasta Cristiano Florence após nomeação

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Itapira afastou Cristiano Florence das atividades do partido por seis meses após o ex-candidato a prefeito ser nomeado secretário de Recursos Materiais. O anuncio da nomeação aconteceu no início do mês.

Em nota publicada no Instagram do partido, disse que em 2016 Florence representou uma alternativa ao Belinismo e Munhozismo presente na política municipal e que foi apoiado por milhares de itapirenses nas urnas.

Ainda de acordo com o partido, o afastamento se dá pela manutenção da coerência com os princípios fundadores do partido, que segue sendo oposição propositiva ao governo municipal.

Florence assumiu cargo de primeiro escalão na administração

Veja a nota do PSOL de Itapira:

A INDEPENDÊNCIA DO PSOL NÃO ESTÁ EM JOGO: A CONSTRUÇÃO DE UMA ALTERNATIVA POLÍTICA PARA ITAPIRA É NOSSO NORTE

“O novo sempre vem!”

Surpreendentemente, soubemos pelos meios de comunicação da cidade que Cristiano Florence, membro deste partido, que representou grandemente a vontade de milhares de itapirenses por uma alternativa ao munhozismo e bellinismo em 2016 e que alcançou a primeira suplência do PSOL na Câmara em 2020, foi nomeado secretário de recursos materiais pela atual administração municipal. Para além das disputas institucionais, Cristiano sempre foi (e cremos que continuará sendo) assíduo nas lutas em defesa do povo e pelo serviço público gratuito e de qualidade.

Vale ressaltar, primordialmente, que o intuito dessa nota não é deslegitimar ou injuriar a decisão de Cristiano em compor o governo de Toninho Bellini, mas de reafirmar a posição política do Partido Socialismo e Liberdade e tornar público os motivos e os desdobramentos de tal decisão. Ressaltamos, ainda, que a decisão deste Diretório não é pessoal, mas de coerência com os princípios fundadores do PSOL.

O PSOL, figurado por seus membros, postulou-se como oposição propositiva e esteve junto ao povo nas ruas durante os principais ataques desses governos. Motivos não faltam para exemplificar a posição do PSOL em relação a ambos os governos.

Recentemente, no terceiro mandato de Toninho Bellini, e desta vez com um porta-voz do PSOL na Câmara Municipal, o professor Leandro Sartori, mantivemos nossa posição e seguimos atuando contra os mandos e desmandos – independente de qual gestão está no Paço Municipal. Ressaltamos aqui a batalha travada contra o PL 30, que autorizou o repasse dos serviços públicos para Organizações Sociais e a aprovação da lei reacionária de Valorização da Família, que exclui composições familiares que não sigam a composição pai-mãe-filhas/os.

São aspectos desse governo e de seus aliados na Câmara Municipal: a irresponsabilidade com o meio ambiente, perpetrado pelas aprovações desenfreadas de ZUE’s (Zonas de Urbanização Específicas), ou mesmo o caráter autoritário da presidente da Câmara, Beth Manoel, que sistematicamente caça a palavra e não garante direito de resposta ao representante deste partido no Parlamento.

São diversos os motivos que baseiam a posição do Partido Socialismo e Liberdade de manter-se como oposição propositiva e não abandonaremos esse norte. Não é de nosso interesse que esta nota seja autodeclaratória do PSOL, mas que exponha aquilo que poderia ser mudado ou garantir maior diálogo.

Por fim, declaramos que Cristiano Florence será afastado das atividades do PSOL, pelo diretório municipal, por 6 meses e, enquanto isso, o caso será encaminhado ao Conselho de Ética do Diretório Nacional, responsável por tomar as medidas cabíveis. A medida supracitada pode ser tomada pelo diretório, mas respeitando a democracia interna consolidada há anos nas decisões do PSOL, foi votada na última conferência de eleição dos órgãos partidários (21/05) e encaminhada para a nova direção do partido em Itapira. Ressaltamos ainda que, desde o começo, Cristiano tem plena liberdade para se manifestar em relação à sua situação no partido e terá seu direito à defesa e contraditório no momento do referendo da decisão, mas deixou de representar as ideias de atuação nas quais acreditamos para Itapira ao se vincular à gestão de um governo de direita.

O PSOL segue independente, propositivo e aliado às lutas da população itapirense – ideias que nunca abandonamos.

 

DIRETÓRIO MUNICIPAL DE ITAPIRA

 

Com informações do Portal da Cidade Itapira

Compartilhe
error: