Gazeta Itapirense

Programa Criança Feliz amplia atendimentos no município

O Programa Criança Feliz está passando por um processo de ampliação no município. Até cerca de dois meses, o atendimento estava sendo realizado apenas na região do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) III (Morada Nova, José Tonolli e Istor Luppi) e passou a atender também a região do CRAS II (Nosso Teto, Assad Alcici, Flavio Zacchi e proximidades).

Agora, com a chegada de uma nova profissional visitadora no CRAS I, os bairros Vila Ilze, Vila Izaura, Cubatão e Barão Ataliba Nogueira também serão atendidos.

O Programa Criança Feliz é desenvolvido através de visitas domiciliares para famílias que pertençam ao Cadastro Único e ao Programa Bolsa Família que tenham crianças de 0 a 3 anos de idade e/ou gestantes, e também famílias que possuem crianças com deficiência (que recebam BPC) com até 6 anos.

O objetivo é auxiliar as famílias quanto às atividades que possam propiciar um desenvolvimento pleno e estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre a criança e o cuidador.

“O foco do programa é na primeira infância, que compreende de 0 a 6 anos da criança, e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas”, explicou a assistente social Aline Bueno, supervisora do programa.

Na última quinta-feira, 26, uma reunião com famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que possuem crianças de 0 a 3 anos em sua composição foi realizada no CRAS II. As reuniões de orientação e inserção das famílias elegíveis continuarão no decorrer das próximas semanas com as famílias dos bairros Vila Ilze, Vila Izaura, Cubatão e também Barão Ataliba Nogueira.

“Nosso quadro de visitadoras foi fechado recentemente e agora contamos com uma profissional em cada região. Atualmente contamos com 100 vagas para o programa e as famílias interessadas devem procurar o CRAS mais próximo para obter mais informações”, completou Aline.

A equipe do município é formada pelas visitadoras Elisabete Dantas Rocha (CRAS I), Rafaela Guimarães (CRAS II) e Julia Kramer (CRAS III), além da supervisora Aline Bueno.

Compartilhe
error: