Gazeta Itapirense

Procura de atendimento por doenças respiratórias não dá trégua e bate recorde

O balanço dos números do combate à covid-19 na cidade continua trazendo recordes diários na procura por atendimento para doenças respiratórias. De acordo com os números divulgados nesta segunda-feira (que abrangem também os dados de sábado e domingo) passaram por consulta nesta modalidade de atendimento nas duas últimas semanas, 4.061 pessoas. Em 03 de janeiro, eram apenas 648 atendimentos.

Trata-se de um fenômeno recente, que guarda relação com o aumento dos números de covid a partir da circulação da nova variante ômicron e com o espalhamento da gripe comum. O resultado mais visível dessa combinação foi a explosão de casos de atendimento no Hospital Municipal, que chegou a realizar em 24 horas (10/01) mais de 600 atendimentos em um único dia.

Nem na fase mais aguda da pandemia, a partir do segundo semestre do ano passado, houve algo parecido. Até então, o recorde de pacientes atendidos com síndromes gripais havia sido registrado no dia 25 de novembro, com 1.622 casos, menos da metade do número atual.

Desde que a crise no atendimeto se instalou, a Secretaria Municipal de Saúde tem lançado uma ofensiva que prevê utilização da rede básica, do Pronto Socorro do Hospital Municipal e do antigo Hospital da Solidariedade, que provisoriamente está dando suporte aos pacientes. Ainda sim, são muitos os relatos de filas e demora no atendimento. Confira os locais e horários onde este atendimento estará sendo realizado até sexta-feira, dia 28 de janeiro:

Hospital Municipal e Hospital da Solidariedade

Compartilhe
error: