Gazeta Itapirense

Primavera chega nesta 4ª e chuvas só devem voltar no final de outubro

A partir das 16h21 desta quarta-feira, começa oficialmente a Primavera, estação de transição, a qual, via de regra, nos últimos anos tem se tornado uma espécie de apêndice do verão, concorrendo em termos de eventos severos com temperaturas muito elevadas.

Basta lembrar que na primeira semana da nova estação em 2020, uma onda de calor infernal atormentou a maior parte dos estados do Sul, Sudeste e Centroeste com temperaturas que chegaram a atingir impressionantes 45 graus de máxima em algumas localidades. O fenômeno repercutiu em Itapira com 40 graus positivos registrados no dia 1º de outubro, conforme medição feita pelo CIIAGRO à época.

Sobre o que mais interessa neste momento, as notícias não são boas: serão pelo menos mais um mês de seca. Marcelo Schneider, da equipe de meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), disse que chuvas mais volumosas “Provavelmente a partir da segunda quinzena de outubro”.
Segundo ele, existe uma tendência de temperaturas pouco abaixo da média a partir do mês que vem, assim como chuvas com viés de baixa, mas que deverão estar pouco acima a partir de novembro. “Poderemos ter um período de chuvas acima do normal para o período mais ao final do ano”, pontuou.

Uma frente fria se desloca em direção à região Sudeste e deve derrubar as temperaturas nesta quarta-feira.  Hoje a temperatura chegou aos 39 graus positivos. Existe até a possibilidade de algum chuvisco. A última vez choveu em Itapira foi no dia 10 deste mês. Segundo registros do SAAE, foram apenas 2,5 mm de precipitação, algo que como se diz por aí; “não dá para apagar a poeira”.

O termômetro da Imbil chegou a marcar 38 graus positivos no meio da tarde de hoje

Compartilhe
error: