Gazeta Itapirense

Preocupante: Verão termina com baixo volume de chuvas

O outono começou oficialmente neste sábado, dia 20, às 6h38 e deverá acentuar ainda mais a ausência de chuvas, que neste verão (iniciado em 20 de dezembro do ano passado) teve um comportamento diferente do período 2019/2020, quando nos três primeiros meses do ano foram registrados quase 800 mm de chuvas.

Até o presente momento, segundo dados do SAAE, faltando cerca de 10 dias para o encerramento do mês, temos o registro de 140,7 mm em janeiro e outros 162,7 em fevereiro. Em março, até agora, menos de 30 mm. Ou seja, menos da metade do que choveu no mesmo período do ano passado. A estação que começa se caracteriza por poucas chuvas. Em abril do ano passado, por exemplo, não choveu nada aqui na cidade.

Segundo o site climático Climatempo, o primeiro fim de semana do outono será marcado por pouca chuva no Estado de São Paulo. “As pancadas serão isoladas, principalmente entre a tarde e à noite. O sol predomina e o ar continua abafado tanto no sábado, quanto no domingo”, diz o site.

As temperaturas tendem a ficar mais amenas na madrugada e por ser uma estação “de transição”, deve registrar temperaturas ainda elevadas, intercaladas com ondas de frio. Nunca é demais lembrar que em setembro do ano passado, no início da primavera, ocorreu em nas regiões sudeste e centroeste do país uma intensa onda de calor que produziu temperaturas recordes, inclusive aqui em Itapira, onde a máxima atingiu incríveis 41 graus positivos. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho.

Compartilhe
error: