População deixa lixo na porta da Ascorsi ‘na surdina’ e gera transtorno
Muitas pessoas têm usado a porta da ASCORSI (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) para depositar lixo, muitos não recicláveis, na calada da noite e de forma irregular.
Neste domingo, 25, foram enviadas para nossa reportagem diversas fotos de muito lixo espalhado em frente da associação itapirense.
Entramos em contato com a ASCORSI e falamos com a educadora ambiental Brenda Brianti, que confirmou a situação problemática: “o pessoal vem fora de hora e deixa o lixo na calçada. Aí vem os cachorros e rasgam, espalhando por toda a rua. Há também as pessoas que abrem os sacos à procura de algo de valor e depois nem fecha de novo. Aí o lixo acaba se espalhando também”, contou.
Brenda pontuou que até mesmo os empresários vizinhos à ASCORSI reclamam da situação, já que acaba indo parar lixo na frente de seus estabelecimentos, entupindo bueiro e por aí vai.
Outra reclamação da representante da ASCORSI é em relação à atuação da bandidagem que furta o relógio de água, peças da caixa d’água que fica em frente e outros objetos.
Por último, Brenda Brianti pede para que a população se conscientize e leve os reciclados no horário comercial da ASCORSI (das 07 às 16 horas), evitando assim deixar na rua.
Desta forma se evita sujeira pelas ruas e até mesmo em nosso Ribeirão da Penha, que fica bem em frente ao prédio onde está localizada a associação.
É sempre válido destacar que a ASCORSI realiza um trabalho exemplar e muito importante em Itapira, tirando das ruas e dos lixões toneladas de recicláveis, além de dar emprego e dignidade para muitas pessoas.