Polo da Univesp é inaugurado com presença de reitor
Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 29, o polo itapirense da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Instalado à Rua Embaixador Pedro de Toledo, n° 859, no Centro, o polo conta com infraestrutura completa para atender os alunos itapirenses. A servidora Camila Bonelli de Millano será a orientadora e mediadora.
O reitor da universidade, Prof. Dr. Rodolfo Jardim Azevedo, esteve presente na solenidade e elogiou a estrutura do polo e a equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Um dos motivos da Univesp existir é para oferecer oportunidade para todas as pessoas que não podem se locomover para fazer uma graduação. Investimos em conteúdo de qualidade e já estamos em 360 municípios, mas nada disso tem sentido se não houver uma equipe de qualidade no município para engajar os alunos”, discursou.
Em maio foi realizado o primeiro vestibular do município com 75 vagas para os nove cursos disponíveis: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). O resultado deve sair no dia 11 de julho e a previsão de início das aulas é em agosto.
Em seu discurso, a Secretária Municipal de Educação Regina de Santana Lago Gracini lembrou os esforços para a vinda da Univesp para o município – o que incluiu a mudança de endereço do polo – e falou da satisfação de participar desse momento. “Essa inauguração é mais um marco na Educação itapirense com a ampliação de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade”, afirmou.
Representando o prefeito Toninho Bellini que não pode estar presente devido a um compromisso em São Paulo junto ao Governador Rodrigo Garcia, o vice-prefeito Mário da Fonseca ressaltou a importância da Educação em todas as gestões do prefeito e lembrou outros marcos como a implantação da escola em período integral, a mudança da qualidade da merenda, a distribuição de uniformes e a criação do cursinho pré-vestibular. “A Educação é responsabilidade do município e a gestão do nosso prefeito Toninho Bellini leva isso muito a sério. Não cuidamos apenas do ensino fundamental, mas também dos outros níveis de ensino. E hoje estamos fechando esse ciclo trazendo uma universidade gratuita e acessível a todos”, expressou.
Grande parte dos cursos da Univesp é realizada em plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas e tirar dúvidas do conteúdo com tutores.
No polo, os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) para realizarem atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores, além do suporte da mediadora e solicitação de serviços de secretaria acadêmica