Gazeta Itapirense

Polem inicia processo de “reconstrução” após pandemia

A Associação Polem de Apoio Às Pessoas Com Lesão Medular, entidade sem fins lucrativos, fundada e presidida pelo médico neurologista José Eduardo Lopes, de 71 anos, já trabalha para dinamizar seu atendimento a pacientes das cidades da nossa micro-região, comprometido pelas condições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A diretoria da entidade, acompanhada do prefeito de Mogi Guaçu, Rodrigo Falsetti, foi recebida na semana passada pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, para tratar da destinação de recursos que possam ajudar neste processo de retomada. Foi apresentado para a Secretária o projeto de construção de uma sede própria em Mogi Guaçu, projetada para entrar em funcionamento até 2024. Desde 2007, ano de sua fundação, a Associação ocupa uma dependência cedida pela Unimed Regional da Baixa Mogiana.

Lopes disse para A GAZETA que são duas as principais demandas neste primeiro momento. Além de garantir a continuidade da construção da futura sede, trabalhar para que o atendimento possa ser expandido. Para ambos os casos, pesa, segundo ele, a questão orçamentária.

Explicou que as campanhas realizadas anualmente por muitos voluntários (com forte presença aqui em Itapira) foram suspensas de uma hora para outra. Duas outras formas de obtenção de recursos foram, segundo ele, irremediavelmente prejudicadas, a exploração do Estacionamento do Hospital 22 de Outubro, em Mogi Mirim e da Cafeteria existente no interior do Hospital São Francisco. “Um aporte oficial, ainda que pequeno, nos será de grande utilidade neste momento”, disse ao comentar a expectativa com relação à visita feita à Secretária Célia Leão.

 

Demanda

 

O gestor informou ainda que a queda nas receitas produziu como efeito imediato uma diminuição no total de pessoas assistidas motivada, principalmente, pela necessidade de dispensar pessoas do quadro técnico. Neste momento são 20 pacientes sendo atendidos, dos quais, 09 (quase metade) aqui de Itapira. No auge, a Associação chegou a atender a atender até 40 pacientes, de Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Mogi Mirim e Itapira.

Lopes discute com Secretária Célia Leão projeto da sede própria, observados por Rodrigo Falsetti

 

Compartilhe
error: