Gazeta Itapirense

Pedido da ACEI resulta em horário mais adequado para abertura das lojas

Atendendo solicitação da Associação Comercial e Empresarial (ACEI) a prefeitura cuidou de fazer um arranjo na fase de transição fixada na sexta-feira passada, dia 16, para o abrandamento das medidas de fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais.

O decreto do governador determina que as lojas funcionem das 11h00 às 19h00. A Diretoria da ACEI pleiteou que a abertura das lojas ocorresse duas horas antes, com consequente final do expediente também duas horas antes do que prevê o decreto estadual. Na prática, o horário de funcionamento muito mais próximo ao que ocorre em “tempos normais”, quando o comércio, via de regra, funciona das 9h00 às 18h00.

A diferença que as lojas têm que cumprir alguns protocolos de segurança, o que já não representam nenhuma novidade no dia a dia do comércio, como limitar a presença de clientes dentro das lojas em 25% da capacidade, medidas de higienização e aferição de temperatura dos clientes.

Os dirigentes da ACEI defendem que o horário adotado com anuência da prefeitura é mais compatível com a realidade local, advogando que o horário estabelecido pele governo estadual é mais adaptado aos grandes centros, com intenção de permitir um maior espaçamento de tempo para que as pessoas possam ir às compras sem causar aglomerações.

A ACEI e a atual administração municipal vivem uma espécie de “lua de mel”, depois de um certo estremecimento causado pela decisão do prefeito Toninho Bellini ter excluir a permanência da entidade do Comitê de Síndromes Gripais, onde tinha no ano passado dois assentos. Em recente reunião de trabalho, a instituição voltou a cobrar sua recondução ao tal comitê.

Compartilhe
error: