Gazeta Itapirense

Pandemia vive seu pior momento nas cidades vizinhas

 

O agravamento da pandemia a partir do final do ano passado verificado na maior parte do Brasil também se faz sentir em duas cidades da região, Mogi Guaçu e Mogi Mirim.

Em Mogi Guaçu segundo informação dos principais veículos de comunicação da vizinha cidade, a ocupação de leitos de UTI para pacientes de covid-19 atingiu na última quarta-feira (06) 100% na cidade. A GAZETA GUAÇUANA divulgou que a administração do prefeito Rodrigo Falsetti – que assumiu o cargo no dia primeiro deste mês – está pedindo à Secretaria de Estado da Saúde o credenciamento de novas unidades. A rede pública teria 19 leitos credenciados e outra parte estaria localizada no Hospital São Francisco.

Mogi Guaçu contabilizava até quarta-feira, 06 de janeiro, um total de 20.101 notificações, com 5.040 casos positivos e 14.540 casos negativos, 4.883 pacientes recuperados e 114 óbitos (com 18 outros em investigação), três deles revelados na quarta. Em 24 horas foram notificados 116 novos casos confirmados da doença.

A situação em Mogi Mirim não é diferente. O novo prefeito Paulo Silva, que é médico, convocou uma entrevista coletiva no início da manhã desta quinta-feira, 07, para falar sobre a situação atual. Ele revelou que tanto na Santa Casa quanto na rede particular (o Hospital 22 de outubro) estavam com todos os leitos de UTI ocupados (18 no total) e que a prefeitura cuidou neste início de ano em disponibilizar outros 04 leitos emergenciais.

Dados divulgados pela prefeitura de Mogi Mirim na quarta-feira, 06, indicam que a cidade teve 8.888 notificações, com 2.963 casos confirmados da doença; 2.837 pacientes que se recuperaram e até o presente momento registrou 70 óbitos.

Na Santa Casa de Mogi Mirim 100% de leitos para covid ocupados

Números

Enquanto isso aqui em Itapira, ainda que sem os problemas que Mogi Mirim e Mogi Guaçu enfrentam neste momento, a cidade caminha para atingir dois números simbólicos nas próximas horas, de 9.000 notificações desde o começo da pandemia março do ano passado e o de 2.500 casos positivos.

No Boletim de ontem, divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, eram 8.880 notificações, com 2.424 casos positivos. Em 24 horas foram 45 notificações a mais e exatos 35 novos casos positivos da doença aqui em Itapira.

 Reavaliação

O agravamento da situação em nível regional preocupa porque na próxima reavaliação do Plano São Paulo, que deve ocorrer ainda nesta sexta-feira, dia 08, o governador João Dória muito provavelmente deverá determinar a regressão de fase para a maioria das regiões administrativas da área da saúde.

A região de São João da Boa Vista, apresenta, particularmente, bons indicadores apesar de casos isolados como as vizinhas Mogi Mirim e Mogi Guaçu. No boletim do governo estadual de quarta-feira, 06, a região apresentava 50% de internação em UTI e 19% em ambiente de enfermaria. A região está classificada desde outubro do ano passado na fase Amarela.

 

 

Compartilhe
error: