Gazeta Itapirense

Paganini: “Toninho Bellini, fale a verdade, busque união!”

Nesta quinta-feira (25), o prefeito Toninho Bellini apresentou uma “live” e falou sobre a situação da pandemia em Itapira, anunciou novas ações de enfrentamento e fez referências à administração Paganini. Nessa entrevista, o ex-prefeito esclarece as inverdades e os equívocos proferidos.

GAZETA: O prefeito disse que o PS-COVID foi remodelado. Mudou para melhor?

PAGANINI: Mudar os móveis de posição não é uma remodelação profunda. A parte que realmente importa continua exatamente como entregamos.

GAZETA: E quanto aos médicos de plantão para atender Covid. Ele disse que hoje são 2 médicos, 24 horas, e que antes eram 2 dois médicos das 7h às 19h. É verdade?

PAGANINI: Mentira. Nós organizávamos a escala em função da demanda. Na maior parte do tempo tivemos 2 médicos durante o dia e 1 à noite. Nunca faltou médico.

GAZETA: Ele anunciou que contratou mais assistentes sociais, mais técnicos de enfermagem e mais fisioterapeutas. Você deixou a equipe desfalcada?

PAGANINI: Absolutamente, não. As nossas equipes estavam preparadas para atendimento rápido e preciso. Agora, com um aumento de mais 400% na demanda, ele precisa contratar muito mais mesmo, mas como o tempo de espera também aumentou violentamente, com espera de até 8 horas, podemos concluir que ele não está conseguindo manter o mesmo nível de atendimento proporcionados na minha administração.

GAZETA: O Toninho disse que agora os pacientes não precisam ser mais removidos para sessões de hemodiálise, todas são feitas no próprio Hospital Municipal. No seu tempo não era assim?

PAGANINI: Logo que a equipe entendeu a evolução da doença, dois equipamentos se faziam necessários: tomógrafo e a máquina de hemodiálise. Esses dois equipamentos estão disponíveis desde meados do semestre passado no Hospital Municipal.

GAZETA: Sobre as UTIs ele falou que quando assumiu tinha apenas 7 UTIs credenciadas e que ele ampliou para 15. Isso é verdade?

PAGANINI: O prefeito não sabe o que fala. Houve uma redução no número de UTI1s credenciadas, não de UTI’s em funcionamento. O credenciamento é uma ação da Divisão Regional de Saúde relacionada à demanda. Para credenciar essas oito UTI’s precisou comprovar o aumento da demanda. Ele não gastou um tostão para isso. Todas estavam preparadas e em funcionamento.

GAZETA: Essas 15 UTI’s são suficientes?

PAGANINI: Quando a pandemia nos pegou de surpresa e não sabíamos o que poderia acontecer preparamos 24 UTI’s, chegamos a usar 14 ou 15, no máximo, nunca todos os leitos. Não fazia sentido manter as equipes. Tivemos momentos de baixíssima procura. Todas essas informações, são do conhecimento dos médicos e enfermeiros e estão devidamente registrados dia por dia. Além disso, com base no plano de contingência, sabíamos exatamente o que fazer. Eu diria, que diante do que estamos assistindo e das perspectivas, Itapira não está preparada para o que ainda está por vir. É lamentável se nada for feito.

GAZETA: Sobre a tenda que estava em frente ao HM e que foi desmontada. Toninho disse que aquilo não era hospital de campanha. O que você tem a dizer?

Paganini colocou os pingos nos is em vários temas que foram abordados

PAGANINI: E não era mesmo. Aquele espaço estava preparado para nos ajudar como um último recurso em caso de agravamento que, felizmente, não ocorreu. Seguíamos o nosso plano de contingência, não havia achismo. Só em situação de guerra é que a tenda em frente ao HMI seria concluída e usada, por conta da logística.

GAZETA: O prefeito anunciou a montagem de um hospital de campanha no CVT. Você tem opinião a respeito?

PAGANINI: Sim, acho que o prefeito deve fazer tudo o que for preciso para atender a população e salvar vidas. Mas eu digo que esse hospital precisa estar preparado para tudo, por exemplo: ele terá médico e equipe de enfermagem 24 horas? Terá aparatos de emergência? Haverá ambulância UTI para transferências 24 horas? Como será a distribuição de oxigênio? Teremos cilindros suficientes? Eu teria ficado mais tranquilo se ele tivesse a preocupação de dar aos munícipes todos os esclarecimentos.

GAZETA: Suas considerações finais.

PAGANINI: Eu desejo que todas as iniciativas do prefeito Toninho Bellini sejam acertadas, pois desse acerto vidas serão salvas. É momento de união. Precisamos superar esse momento terrível. Vai passar!

Compartilhe
error: