Gazeta Itapirense

Operação de guerra tira 1.200 KG de porcariada do Ribeirão

No dia 5 de abril, as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Serviços Públicos uniram forças num mutirão de limpeza das margens do Ribeirão da Penha. A atividade foi coordenada pelos secretários Zé Maria Rostirolla e Adolpho Bellini Filho e a limpeza se deu no trecho paralelo a Av. Ari Wilson Cremasco e Fenizio Marchini. Foram retirados aproximadamente 1.200 quilos de resíduos sólidos dispostos irregularmente.

Além do objetivo principal de remoção dos detritos, a ação também foi comemorativa ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. “A água é uma fonte importante de disseminação de inúmeras doenças. O Dia Mundial da Saúde é um momento para que as questões relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo o bem-estar da população”, explica o biólogo e diretor da SAMA Anderson Martelli.

Ele ressaltou ainda que grande parte do material retirado das margens favorecem o acúmulo de água e a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e a chikungunya. “Além de serem criadouros do Aedes aegypti, esses resíduos dispostos de formas inadequadas podem causar a contaminação do solo e da água”, alerta.

Sujeiras das mais variadas formas foram retiradas

Os secretários de Agricultura e Meio Ambiente e Serviços Públicos adiantaram também que as ações neste sentido serão intensificadas em outros pontos do município e ambos pedem a contribuição da população para que todos façam o descarte irregular de resíduos através da coleta de lixo orgânico e reciclável da cidade, além da Coleta de Entulhos Vegetais realizada pela pasta de Serviços Públicos.

Compartilhe
error: