Gazeta Itapirense

Onda de frio volta a provocar geada em toda região

A onda de frio que se estabeleceu na maior parte do país não dá trégua. Segundo o CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agropecuárias) a mínima na madrugada foi de 0,5 grau positivo. Pela medição do INMET a mínima foi de 4 graus positivo. No termômetro instalado em frente à indústria IMBIL foi anotado menos um grau.

A previsão é de que o frio continue durante todo o final de semana, com temperaturas em elevação. O maior problema é o risco da formação de geada. Na madrugada desta sexta-feira (30) foram registradas ocorrências em diversas cidades da região, inclusive em Itapira.

 

Na Imbil, termômetro chegou a menos um grau durante a madrugada mais fria do mês

 

Paulo Cesar Martins, o Paulinho do Sítio São Pedro (bairro dos Pinheiros), um dos grandes produtores de hortaliça em toda região, disse que sua propriedade foi afetada e que ainda estava aferindo o prejuízo. “Durante a noite recolhemos muitos pés de verdura para diminuir o risco de prejuízo”, informou.

Júlio Marangoni tentou se precaver com “fumacê”, mas resultado não foi o esperado

No sítio Santa Dionísia, na ligação interna entre Itapira e Mogi Mirim, Júlio Marangoni, outro peso-pesado na produção de hortaliças, também afirmou que ainda estava contabilizando o prejuízo. “O gelo se espalhou por uma plantação de feijão, mas não chegou com toda força até a horta”, relatou. Júlio disse que ficou até uma hora da manhã colocando em prática uma dica que recebeu, colocando fogo em tambores contendo uma mistura de serragem, óleo diesel e um tipo de adubo. A ideia era gerar fumaça e impedir que o gelo caísse nas plantas. “Acho que não funcionou”, disse.

 

Vergel

 

Na nossa região, mais uma vez quem sofreu foram os agricultores do assentamento 12 de outubro, em Vergel. Walter Durante, presidente da Associação 12 de Outubro, disse que a geada veio mais forte do que um mês atrás. “Acabou com o resto que tinha resistido à outra geada”, lamentou.

 

 

No assentamento de Vergel, geada causou muito prejuízo pela segunda vez neste ano

Compartilhe
error: