Gazeta Itapirense

Olho político: Lula, Bolsonaro ou um terceiro nome?

Enquanto Bolsonaro prepara um megaevento para o dia 7 de setembro para mostrar força e manter unido os seus eleitores mais aguerridos, Lula visitou os estados que sempre lhe deu a mão: Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Agora vai a Minas Gerais com a crença de que para vencer a disputa presidencial é preciso vencer em Minas. Lula está em campanha e quer Bolsonaro na disputa, Bolsonaro está em campanha e quer Lula na disputa. Os dois até admitem outros concorrentes, desde que tire votos do outro. Nenhum dos dois querem um nome competitivo que possa ir para o segundo turno. Haverá espaço para uma terceira via?

Diferentes institutos mostram Lula e Bolsonaro distantes dos demais nomes apresentados até agora. Na última pesquisa Ipespe/XP: Lula, 40%; Bolsonaro, 24%; os demais, no máximo 10%.  Nesse cenário, Lula pode manter a ponta e ser eleito, Bolsonaro pode virar o jogo e conquistar a reeleição; até aí, nenhuma novidade. O jogo, por enquanto, está como os dois principais concorrentes querem.

A Ipespe/XP aplicou uma pesquisa espontânea, aquela onde nenhum nome é apresentado ao pesquisado. Nesse caso, a liderança ficou com os indecisos. Ou seja, tem mais gente declarando não ter candidato do que declarando voto em Lula ou Bolsonaro.  Além disso, 25% declararam que não votarão em nenhum dos dois. Legião suficiente para pavimentar uma terceira via. O mundo político, abastecido rotineiramente por pesquisas, está sabendo dessa tendência faz tempo, por essa razão, nomes vem sendo lançados para ver qual pega. Um deverá encontrar o fio da meada. Resumindo, Lula e Bolsonaro que se cuidem, o campeonato ainda não começou.

Compartilhe
error: