Gazeta Itapirense

OLHO POLÍTICO: Democracia é o melhor e único caminho

Um quarto dos países do mundo ainda vive sob as espadas dos sistemas ditatoriais. Noventa e cinco por cento das ditaduras se encontram na África, no Oriente Médio e na Ásia. Três nas Américas e uma na Europa.  Dentre as mais conhecidas, se destacam: Venezuela, Cuba, Rússia, Coréia do Norte, Belarus e China. Acaba de entrar na lista, de forma escancarada, o Afeganistão.

Pouco ou quase nada sabemos como vivem as pessoas sob os punhos dos ditadores. Sem imprensa livre, o noticiário oficial esconde as mazelas, exalta as boas notícias. Conhecemos os indícios, as ditaduras têm assinaturas bem identificadas como: violência e controle intenso do Estado para com os cidadãos; censura e fim das liberdades civis; supressão e controle dos outros poderes, legislativo e judiciário; restrição na atuação da imprensa; não permissão de eleições democráticas. Sabemos, também, que a democracia não é o baluarte da felicidade humana, é cheia de erros que podem ser corrigidos com o tempo, mas impera o maior patrimônio da raça humana: a liberdade.

Lamentavelmente, a ascensão do Talibã no Afeganistão e o desespero das pessoas diante das ações ditatórias previsíveis; as misérias e os sofrimentos dos cubanos e venezuelanos; o isolamento dos norte-coreanos; o medo constante dos bielorrussos; o controle total sobre a vida dos chineses; e tantos tristes exemplos mundo afora certifica o acerto brasileiro pelo caminho da democracia associado ao “Ditadura Nunca Mais”.

Foto: Tererê news

Compartilhe
error: