Gazeta Itapirense

Nossa História: Centro Esportivo da Vila Izaura

Localizado na Vila Izaura, em amplo terreno gentilmente cedido pela empresária Dona Carmem Ruette de Oliveira, este Centro Esportivo era uma reivindicação antiga dos moradores daquela localidade.

Foi criado na primeira administração do prefeito Barros Munhoz, com o intuito de prover a população daquele bairro, bem como adjacências, de um local adequado para o lazer e a saudável prática esportiva.

Sua inauguração aconteceu no dia 1º de maio de 1979, coincidentemente com o “Dia do Trabalho” e a abertura da “II Olimpíadas dos Trabalhadores” de Itapira, acontecimento este que já trilhava caminhos para se tornar um evento esportivo tradicional em nossa cidade.

A solenidade de inauguração foi iniciada com o descerramento da placa pelo Prefeito Barros Munhoz e por dona Carmen Ruette de Oliveira, digníssima esposa do homenageado com aquela obra. Na oportunidade dona Carmem, ao discursar, falou sobre sua felicidade em ceder aquela área para a construção, pela Prefeitura Municipal, de um centro esportivo para os moradores daquele bairro.

Agradeceu, em nome da família, a lembrança do Prefeito Barros Munhoz em dar o nome de Virgolino de Oliveira àquela belíssima praça de esportes.

Em seguida fez uso da palavra o Prefeito Barros Munhoz falando da “satisfação que tenho em entregar ao povo trabalhador da Vila Izaura e Vila Ilze, esta praça de esportes, que era uma aspiração antiga deste povo”.

Agradeceu a compreensão de dona Carmem “que entendeu a justiça da reivindicação feita por este chefe do executivo itapirense, se prontificando em doar, em nome da empresa que preside, o terreno para que esta obra se transformasse em realidade”. Na sequência houve uma benção ao local, realizada pelo então pároco da Igreja de São Benedito, padre José Roque de Paiva.

Após a solenidade inaugural, já fazendo uso daquele centro esportivo, foi realizada a abertura das Olimpíadas dos Trabalhadores daquele ano, com o desfile das delegações participantes, quais foram: Indústria Rymer, Irmãos Nogueira, Algodoeira Caio e Viviane Pegorari, Guarda Mirim, Cia Paulista de Força e Luz, Unibanco e Comind, Clínica de Repouso Itapira, Associação Atlética do Banco do Brasil e Banco Itaú, Frigorífico Bruzasco, Clínica de Repouso Santa Fé, Indústrias Pegorari e Escritório Itacontábil, Barreta & Miranda, Associação dos Servidores Municipais, e Fundação Espírita Américo Bairral.

Em seguida foram hasteados os pavilhões Nacional, pelo Prefeito Barros Munhoz; Estadual, pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador José Ludovino de Andrade; Municipal, pelo trabalhador da Rymer, Orlando Costa; e Olímpico, pelo professor José de Oliveira Barreto Sobrinho, ao som do Hino Nacional executado magistralmente pela Banda Lira Itapirense.

Estiveram presentes, abrilhantando as comemorações, a Banda Marcial de São Bento do Sapucaí, que fez a abertura do desfile e a Banda Marcial de Franco da Rocha que encerrou as comemorações, dando ambas um verdadeiro show nas apresentações através de suas evoluções.

Fonte: Jornal Cidade de Itapira, edição de 6 de maio de 1979. 

Texto publicado na versão impressa do jornal A Gazeta Itapirense, em 21 de novembro de 2011

Compartilhe
error: