Gazeta Itapirense

Mistura de chorinho com música de concerto no ‘Clássicos’ de maio  

Pensando a música como uma linguagem universal, o Ensemble Choro Erudito é a atração do mês de maio do projeto Clássicos em Cena em Itapira. O concerto gratuito, com comentários do Maestro Parcival Módolo, é no dia 22 (4ªf), às 19h,  o anfiteatro do Grupo Penha. O espaço fica na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.

Formado pelo vibrafonista Ricardo Valverde, pela violinista Vanille Goovaerts e pelo contrabaixista Marcos Paiva, o Ensemble Choro Erudito se inspirou no ritmo do choro e na música erudita plantada nos quintais brasileiros.

O repertório traduz a diversidade brasileira com a expressão artística da música instrumental, criando diálogos entre Villa-Lobos, Altamiro Carrilho, Lô Borges, Pixinguinha, Caetano Veloso, entre outros compositores.

A união entre esses universos musicais aparentemente distantes como o choro e a música de concerto se dá através de uma combinação única do vibrafone, violino e contrabaixo acústico, garantindo um espetáculo emocionante e cheio de descobertas para o público. O Maestro Parcival Módolo acompanha a apresentação, trazendo curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar ainda mais a noite musical.

Professor e regente com carreira internacional, Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

O projeto Clássicos em Cena nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades. A iniciativa foi idealizada pelo Maestro Parcival Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, e tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral.

Em Itapira, o projeto foi retomado em 2022 com patrocínio do Grupo Penha, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A temporada 2024 começou em março, com a guitarra portuguesa de Ricardo Araújo, seguida da apresentação do Trio Lis, no mês de abril. O concerto de junho também já está marcado: é no dia 26 de junho, com o Cello Ensemble como grupo convidado. Todos os eventos são gratuitos, sem necessidade de retirada de ingressos.

 

Grupo Penha

Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

Com 63 anos de expertise, seus 2,2 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.

 

Direção Cultura

O projeto “Clássicos em Cena” é uma realização da Direção Cultura, que em 2024 completa 25 anos de atuação em consultoria e desenvolvimento de projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Sediada em Campinas, tem a missão de orientar empresas e proponentes no melhor uso das diferentes leis de incentivo, promovendo o desenvolvimento social através do acesso à arte e cultura. Desde 2010, conta com atendimento também na capital paulista, através da Kalihtéa Produções.

 

Serviço:

Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:

Clássicos em Cena em Itapira

Convidado: Ensemble Choro Erudito

Data: 22 de maio de 2024 (4ªf)

Horário: 19h

Entrada Franca

Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP

Compartilhe
error: