Gazeta Itapirense

Mais um mês com chuva abaixo da média em Itapira

Os alertas das autoridades a respeito de um grave crise hídrica que o país se prepara para atravessar até o fim de outubro vão se com firmando mês a mês. Junho terminou com um a marca bem abaixo da média do mês em termos de chuvas.

Segundo dados do SAAE, em junho passado, choveu em Itapira, 28,2 mm, registrados em 4 dias do mês. O dia que mais choveu foi dia 11, com 11,4 mm. Ou seja, quase toda chuva se concentrou em um único dia. A média do mês de junho, ainda com base nos registros do SAAE, é de 41,3 mm.

Agora começa a fase mais crítica da estiagem. Julho normalmente é o mês mais seco do ano. No ano passado choveu apenas 10,7 mm. Se for repetido o mesmo padrão do ano passado, as chuvas mais regulares só voltam em novembro, trazendo uma preocupação adicional para a atual administração do prefeito Toninho Bellini, que deverá lançar mão antes do esperado, da estratégia já adotada pela gestão anterior, de retirar água de reservatórios particulares para garantir o abastecimento da população.

Compartilhe
error: