Gazeta Itapirense

Ladrões roubam cabos de reservatório do SAAE e deixam 30% da cidade sem água

A onda de roubo e furtos de fiação elétrica em Itapira chegou a um limite intolerável. Ladrões invadiram o reservatório do SAAE no bairro dos Prados por volta da meia noite desta terça-feira e levaram a maior parte do cabeamento que fazia as bombas que garante o abastecimento de água de uma extensa área que compreende também a populosa região do Istor Luppi e José Tonolli.

A autarquia publicou uma nota agora de manhã nas redes sociais informando que nada menos do que 20 bairros foram afetados, que representam cerca de 30% das ligações de água da cidade: Prados, Jardim Paraíso, Jardim Camboriú, Jardim Lindoia, Istor Luppi, José Tonolli, Parque Fortaleza, Jardim Progresso, Macumbê, Macucos, Condomínio São Marcos, Jardim das Araucárias, Residencial Santo Expedito, Condomínio Euroville, Rancho Feliz, Liberato Barel, Residencial Santo Expedito, Jardim Guarujá, José Sechi e Jardim Planalto.

O SAAE informou que uma equipe já está atuando no local para providenciar o reestabelecimento da distribuição o mais rápido possível. O Engenheiro Carlos Vitório Boretti de Ornellas, presidente do SAAE, informou que a previsão inicial é que o fornecimento esteja regularizado por volta das 20h00 desta terça-feira. Ele pede paciência e que as pessoas economizem água.

Vitório informou ainda que além dos reparos que estão sendo conduzidos, a operação de abastecimento implica em outros procedimentos como o bombeamento e recalque da água em duas estações. O presidente do SAAE alertou ainda para o fato de que depois de tanto tempo sem operar, é normal que nos primeiros momentos a água chegue com uma maior turbidez nos torneiras. “É algo normal que isso ocorra em situações iguais a essa”, avisou.

 

Prejuízos

 

Vitório disse para A GAZETA que a autarquia ainda está fazendo um levantamento do que foi furtado para apurar o prejuízo material. O SAAE registrou Boletim de Ocorrência e acionou também a Guarda Municipal. Chama a atenção a maneira com que essas quadrilhas se especializaram em promover este tipo de furto.

No caso do reservatório do SAAE, trata-se de um local muito bem fechado e cercado de câmeras de segurança. “Os bandidos tiveram o cuidado de desligar todas as câmeras de segurança”, revelou Carlos Vitório. Ele contou ainda que o SAAE já havia sido vítima de dois furtos, só que em estações de recalque de esgoto.

 

 

 

Compartilhe
error: