Gazeta Itapirense

Itapirense fará palestra “on line” sobre perícia criminal para o UNIESI

A coordenação do Curso de biomedicina do Centro Universitário Uniesi, programou para a noite desta terça-feira, dia 14, uma palestra virtual que terá como tema Atuação do Biomédico na Perícia Criminal, a ser proferida por um jovem itapirense, com formação acadêmica nesta área e que tem se destacado na área da perícia criminal.

Trata-se de Gustavo de Oliveira Brida, 30 anos, Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal de Alfenas(2013); Especialista em Ciências Forenses com Ênfase em Toxicologia e Química Analítica (2021), além de Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico Científica do Estado de SP desde 2019, atuando atualmente na equipe que atende a Delegacia Seccional de Rio Claro.

Quem teve a ideia de realizar a palestra foi a coordenadora do curso de biomedicina do UNIESI, professora Emilli Renata de Toledo Bicudo. “Entendemos que seria uma forma interessante de mostrar aos nossos alunos a enorme abrangência que o curso oferece, muito além do conteúdo ensinado dentro dos laboratórios”, afirmou.

Emilli destacou ainda as virtudes do palestrante. “Apesar de muito jovem ainda, é um profissional dedicado e com certeza vai propiciar um entendimento bastante claro a respeito da área de atuação que escolheu ”, acredita.

A palestra vai começar às 19h10 e pode ser acessada pelo link do zoom : https://zoom.us/j/96803147848. Gustavo revelou que será sua primeira palestra. “Na verdade será a primeira palestra que ministro desde que comecei como Perito”, disse ao ser questionado se já havia participado de algo parecido.

O rapaz atribui o interesse cada vez maior de jovens estudantes em seguir carreira de perito na área criminal à própria curiosidade humana com relação a tudo o que envolve crimes, “principalmente os mais misteriosos ou os mais trágicos, assim como pela necessidade de respostas que a sociedade tem quando se trata de casos de grande repercussão, como assassinatos, grandes acidentes, entre outros assuntos”. Mencionou ainda que a famosa série de TV CSI ajudou a popularizar a atividade, advertindo, porém, os roteiristas “Exageram em muitos aspectos”, mas que de certa forma, segundo ele, “É um retrato do que nós fazemos no dia a dia”.

 

Público

 

A professora Emmili informou que a palestra é destinada aos alunos do curso (criado em 2019 e que tem 23 alunos matriculados) e também para estudantes das outras áreas. A GAZETA quis saber do palestrante se, eventualmente, pessoas interessadas e que não estudam no UNIESI poderiam participar. Ele teme que para o público externo, por causa das especificidades do curso em questão, alguns temas possam parecer desinteressantes. “Especificamente a palestra de hoje é mais voltada a atuação do profissional Biomédico na Perícia Criminal, então talvez para quem não seja formado ou estudante das áreas análogas, a palestra não seja tão satisfatória”, completou.

Perito fará sua primeira palestra  para público de sua cidade natal

Compartilhe
error: