Gazeta Itapirense

Editorial: Itapira, feliz cidade!

Quando um povo recebe do seu governante uma determinada melhoria, tão esperada e tão reivindicada, ele fica feliz e agradecido, mas não eternamente. Logo depois, uma nova necessidade se torna premente e uma nova ação reivindicatória é estabelecida. Podemos dizer que esse povo é um eterno insatisfeito? De jeito nenhum. Trata-se de um povo que batalha por qualidade de vida, consciente da sua cidadania. Seria o itapirense um povo exigente por mais da conta?

Itapira está entre as melhores cidades para se viver. E quem diz isso não é nenhum itapirense ufanista. O último levantamento do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon classificou Itapira em 5º lugar entre as 1000 cidades (na faixa de 34 mil a 104 mil habitantes) pesquisadas, com destaque na infraestrutura para cuidados de saúde e pela liderança na quantidade de leitos (do SUS ou não). Nesse levantamento foram considerados além de cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação, trabalho, cultura e engajamento. Um outro indicador positivo importante é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município classificado como alto.

Conta-se nos dedos as cidades brasileiras que cuidam do meio ambiente como Itapira. Cuidados que vem de longa data, bem antes do assunto ser prioridade mundial. Temos 100% das residências recebendo água potável e esgoto coletado, devidamente tratado. Preservamos acima da média os fragmentos da mata atlântica. Temos significativas áreas arborizadas por toda a cidade. Parte do lixo coletado é destinada ao aterro sanitário (no Brasil, de cada 10 cidades, 7 ainda usam os famigerados lixões) e a outra parte é devidamente reciclada, com a colaboração dos moradores.

Itapira é servida por rodovia duplicada que nos coloca em contato direto com um dos eixos mais importantes do país e estradas que nos interliga aos municípios vizinhos ampliando a área de negócios e abrindo portas para os prestadores de serviços. No quesito educação, além das escolas de Educação Infantil ao Ensino Médio que estão atendendo a demanda, oferece cerca de 25 cursos superiores.

Os bairros periféricos que eram totalmente dependentes do centro da cidade, hoje adquiriram vida própria, com área comercial exuberante. Os planos habitacionais, implantados ao longo dos anos, ofereceram moradias dignas a preços populares e evitaram o triste processo de favelização. Basta um giro aleatório pelos bairros para constatar que Itapira tem um bom nível de organização de moradia e de lazer.

Enfim, inúmeros outros tantos pontos positivos poderiam ser enumerados. Itapira nos oferece centenas de motivos para orgulharmos dela. Esses bons diferenciais em relação à maioria das cidades contaram com a ajuda de todos os itapirenses, que de um jeito ou de outro são responsáveis seja pela cobrança, seja pelas escolhas eleitorais. Por isso, apesar do nosso orgulho e da nossa satisfação, Itapira não quer regredir. Continuamos querendo uma cidade cada vez melhor.

Parabéns, Itapira. Gostamos muito de você!

Compartilhe
error: