Gazeta Itapirense

Itapira é destaque nacional de desenvolvimento sustentável

Divulgado na última sexta-feira, 8, no 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, em São Paulo, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br) mostra Itapira como a 22ª melhor entre os 5.570 municípios brasileiros que apresentaram os melhores desempenhos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas avaliadas.

Na avaliação do prefeito Toninho Bellini, o resultado mostra que as ações da administração pública estão no caminho certo, especialmente no que diz respeito a saneamento básico e investimentos em infraestrutura da cidade. “Nós trabalhamos buscando o crescimento e o desenvolvimento, mas sempre com atenção e respeito ao meio ambiente. São diversas ações realizadas nesse sentido e que nos garantem, inclusive, a certificação no Programa Município Verde Azul”, pontuou.

De acordo com os dados informados pelo site, Itapira atingiu nota final de 62,65 (do total de 100) e os índices de destaque foram “Energia limpa e acessível”, “Indústria, Inovação e Infraestrutura” e “Vida na água”. Os indicadores avaliados nesses três itens contemplam acesso à energia elétrica nas residências, investimento público em infraestrutura como proporção do PIB, participação dos empregos em atividades intensivas em conhecimento e tecnologia e tratamento de esgoto. Todos os dados estão detalhados no site https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/itapira-SP.

O IDSC-BR faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU, como o Brasil, e que assinaram a Agenda 2030. O índice tem como objetivo estabelecer os ODS como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros. O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.

Compartilhe
error: