Gazeta Itapirense

Imóvel vai abrigar programa voltado para mulheres

A Secretaria de Promoção Social faz planos para inaugurar ainda em Abril, um novo programa formatado para dar assistência para aquelas mulheres em situação de litígio, principalmente as que sofrem com a violência doméstica.

Denominado de Centro de Referência Especializado na Mulher (CREM), o órgão vem sendo estruturado pela secretaria de Promoção Social com apoio de outras secretarias e de instituições da sociedade civil que militam neste tipo de assistência.

A prefeitura reformou o prédio localizado em frente ao Parque Juca Mulato e que já foi sede do Museu de História Natural e que até pouco tempo abrigava a secretaria de Cultura e Turismo; para abrigar o novo programa.

Segundo a secretária de Promoção Social, Regina Ramil Marella, o CREM terá o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, advogados, profissionais da área de saúde e até da área de segurança para prestar a melhor assistência em diversas situações. “Queremos oferecer um atendimento diferenciado que ajude a preservar o processo daquelas mulheres que desejam um processo de emancipação realizado com o devido acompanhamento legal e assistencial”, pondera Regina Marella.

Regina Marella (à direita) e a GCM Paula: programa passa por processo de formatação e deverá ser apresentado em breve

A atual secretária comenta que a questão da violência contra a mulher é um tema sempre muito delicado, que não pode ser jogado para debaixo do tapete. Garantiu que diversas instituições, como por exemplo, a comissão da mulher advogada da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ITAPIRA), se prontificaram em dar apoio logístico ao programa.

 

Medidas protetivas

A secretaria de Defesa Social aderiu à iniciativa e vai disponibilizar agentes do sexo feminino para dar suporte, por exemplo, em situações de ameaças e descumprimento de medidas protetivas decretadas pela Justiça. A agente Paula, da GMC, disse que este tipo de trabalho já aparece no radar da corporação, sendo que a ideia é poder melhor estruturá-lo com as novas diretrizes que estão sendo formatadas.

 

 

Compartilhe
error: