Gazeta Itapirense

Igreja Presbiteriana celebra 147 anos de fundação na cidade

Pelo segundo ano consecutivo, a comunidade ligada à Igreja Presbiteriana Central de Itapira não poderá festejar de maneira mais efusiva uma data de muito significado para todos os seus integrantes, o aniversário de instalação da referida denominação de origem protestante.

A data de fundação é o 26 de junho de 1874, ou seja, a Presbiteriana Central festeja neste sábado, 147anos de presença aqui em Itapira. O reverendo Luiz Fernando dos Santos, pastor- coordenador da Igreja, disse que todos os fiéis estão resignados com a situação atual no tocante à impossibilidade de um festejo à altura da importância da efeméride.

“Estamos sob a sabia direção de Deus e Ele sabe todos os porquês. E no fim, cremos que ainda que seja inescrutável a vontade de Deus, ela é sempre santa, boa e agradável”, justificou Santos. Ele explicou que dentro das limitações impostas pela realidade atual, vai se restringir a fazer um comentário da passagem do aniversário em um culto agendado para ocorrer na manhã de domingo, com transmissão pelas redes sociais.

Resignação: Reverendo Luís Fernando destacou a importância do momento histórico que a humanidade atravessa

Entre as mais antigas do Brasil

O religioso lembra ainda que a representação itapirense figura entre as mais antigas de todo o Brasil, fazendo companhia a cidades como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo, Brotas, Borda da Mata (MG), Sorocaba, Campinas e Recife(PE)-  esta última datada de 1878.

 

O reverendo preparou ainda um texto para exaltar os 147 anos da presença presbiteriana aqui em Itapira.

VEJA ABAIXO NA ÍNTEGRA:

 

Igreja Presbiteriana Central de Itapira – 147 Anos Abençoando a Cidade

 

“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação” (Sl 68.19)

Irmãos e irmãs, graça, saúde e paz da parte de Deus, o nosso Pai, de Jesus Cristo nosso Senhor e do Espírito Santo, nosso consolador.

Em meio a essa terrível pandemia, com mais de quinhentos mil vítimas fatais em nosso Brasil e com a transmissão, infelizmente, acelerada em Itapira, a bondade de Deus nos convida a alegria.

Somos chamados a celebrar em nossos corações com júbilo os 147 anos da fidelidade de Deus em preservar a nossa igreja no transcurso dos tempos e nas mais variadas vicissitudes das épocas. Também hoje, temos experimentado a boa mão do Eterno, por isso escolhi o Salmo 68.19 para abrir esta carta pastoral.

Nesses 147 anos a IPCI testemunhou a pandemia da gripe espanhola, duas guerras mundiais, a troca de regimes políticos no Brasil e profundas transformações culturais, sociais, religiosas e de toda natureza do último século e meio.

Testemunhou, porém, não como distante e indiferente expectadora dos acontecimentos. Em cada época e circunstância, o Senhor levantou homens e mulheres aqui nesta igreja para servir na obediência de Cristo, sendo uma concreta resposta de amor, quando a dor se fez mais sentida, perto ou longe de nós.

Em cada geração, houve um número significativo de crentes e líderes fiéis, que viveram, preservaram e transmitiram o Evangelho da Graça à geração posterior e assim, 147 anos depois, há em Itapira a pregação fiel das Escrituras, a proclamação do Senhorio de Cristo e o gracioso chamado para a conversão. O Reino está em marcha na Penha do Rio do Peixe.

Agora é o nosso turno, a nossa geração, a nossa vez de colocar a mão no arado, de servir o Senhor com alegria, contar a velha história, praticar os mandamentos do amor a Deus e ao próximo e entregar à geração futura uma estrutura intelectual, moral e espiritual que lhes permita conhecer, amar e adorar ao Deus Uno e Trino, conforme revelado nas Escrituras.

Agradeçamos ao Senhor por seu amor leal, por suas misericórdias imensuráveis e por todas as bênçãos já derramadas e por aquelas que conquistadas na cruz, ainda alcançarão as nossas vidas, pela Graça de Jesus, nosso mediador.

Feliz aniversário Igreja Presbiteriana Central de Itapira.

 

No zelo do Senhor da Igreja,

Reverendo Luiz Fernando Dos Santos

 

Compartilhe
error: