Gazeta Itapirense

Guarda Municipal é homenageada pelos 25 anos de criação

A Câmara Municipal realizou na manhã desta sexta-feira, 5, uma sessão solene para  homenagear os membros da Guarda Civil Municipal de Itapira pelos 25 anos de criação da corporação.

O evento foi realizado no UNIESI (Centro Universitário de Itapira) sob o comandado da presidente da Câmara, Beth Manoel, e contou com a presença do prefeito Toninho Bellini, do vice Mário da Fonseca, do Secretário de Defesa Social Coronel Almeida, demais secretários municipais, dos vereadores André Siqueira, Carlos Briza, Fábio Galvão dos Santos, Luan Rostirolla e Maísa Fernandes, do Comandante da Polícia Militar de Itapira, Capitão Fábio José Vieira Santos, do secretário de Segurança de Mogi Mirim Luís Carlos Pinto e representantes das guardas municipais de Mogi Mirim e Amparo.

Fundada em 23 de junho de 1997 através da Lei Municipal nº 2.853, a Guarda Civil Municipal é uma das instituições mais respeitadas de Itapira e da região e tem três subdivisões: o GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas) que foi reativado recentemente, a Ronda Rural e o GOC (Grupo de Operações com Cães)/Canil, que foi criado pelo Decreto n° 114 de 19 de novembro de 2007, assinado pelo prefeito Toninho Bellini.

Tropa recebeu a mais que justa homenagem das autoridades

Oficialmente, os primeiros membros da corporação iniciaram as atividades no dia 7 de setembro do mesmo ano e ao longo desses 25 anos, a Guarda Civil Municipal de Itapira teve sete turmas. Atualmente, possui 70 integrantes e está sob o comando de Mirovaldo Farabelo. Com a realização do concurso público no ano passado, mais de 20 alunos participam do curso de formação e a previsão é que até outubro eles estejam formados e passem a atuar junto com as equipes.

Presentes à solenidade, os 19 membros da primeira turma que continuam na ativa foram homenageados: Adão Pesuto, Adelbar Custodio, Airton Vilela, Alexandre Fernandes dos Reis, Andrea Moraes da Silva, Antônio Sergio Lemes, Benedito Renato da Silva, Carloman Alauk, Carlos Rodrigues De Lima, Fernando Borges de Oliveira, Heraldo Donisete Delfino Sabadini, Jacir Evaristo dos Reis, Joel Cássio Martins, Jose Luis Marques, Luis Guilherme Massari, Miguel Faraco Galego, Paulo Roberto Martins de Oliveira, Richard Alexandre Idesti e Silvio Aparecido Machado. Todos os demais guardas das outras turmas que estão na ativa e os aposentados também receberam diplomas de Honra ao Mérito.

Data foi marcada por uma placa comemorativa ao Jubileu de Prata

Em seu discurso de abertura, a presidente da Câmara agradeceu o incansável trabalho na Guarda Municipal em defesa dos cidadãos itapirenses. “Em nome da Câmara Municipal e de todos meus colegas vereadores, os meus mais profundos e sinceros agradecimentos à Guarda Municipal. Estou convencida de que os senhores continuarão a honrar e dignificar o juramente que fizeram. Os meus mais calorosos cumprimentos e a certeza da minha profunda admiração”, disse.

Após o descerramento da placa comemorativa ao Jubileu de Prata, o Secretário de Defesa Social enalteceu o papel da corporação e lembrou a árdua missão que é promover a segurança pública. “O risco é inerente à vida, todos nós estamos sujeitos, mas os senhores e senhoras, ao fazerem esta escolha, potencializaram este risco. A criação da Guarda há 25 anos, foi o início de uma caminhada em terreno desconhecido e frio. Mas vocês escolheram este caminho, e embora a GM seja uma entidade, não fosse o ato individual de seus agentes, ela não se sustentaria por todo este tempo. Parabéns a todos”, destacou.

Autor da proposta de homenagem, o vereador André Siqueira também parabenizou a todos. “Quero agradecer de coragem cada integrante da Guarda. A gente acompanha direto o trabalho que vem sendo feito, e se não fosse vocês a coisa seria muito mais complicado para nossa cidade. Em nome de toda a população itapirense eu agradeço o trabalho de vocês e dou boas vindas aos novos guardas que estão chegando”.

O último a discursar foi o prefeito Toninho Bellini, que mais uma vez ressaltou a grande admiração que tem pela Guarda Civil Municipal e destacou o trabalho de sua administração para valorização da corporação. “Todos sabem do imenso carinho e admiração que tenho por essa corporação. E não somente eu, mas toda a população itapirense. Vocês estão na linha de frente e nós sabemos que a demanda em segurança é muito grande. Por isso, temos dado atenção especial aos investimentos na segurança para que vocês estejam sempre prontos para atender a população. E com a retomada do concurso público estamos completando o efetivo com os novos guardas que estão sendo muito bem preparados. Parabéns a todos”, finalizou o Chefe do Executivo.

Compartilhe
error: