Gazeta Itapirense

Geraldo Terrazan e Fernando Schnitzer receberão título de cidadão

A Câmara Municipal de Itapira realiza na próxima sexta-feira, dia 25, a partir das 19:30 horas, no plenário “Antônio Caio”, sua oitava sessão solene de 2022.

Na oportunidade, os vereadores farão a entrega do título de cidadania itapirense ao ex-vereador Geraldo Terrazan Pivoto, que ocupou uma cadeira no legislativo itapirense entre os anos de 1997 e 2004; e ao empresário e administrador de empresas Luiz Fernando Martins Schnitzer, idealizador e provedor do Centro do Idoso “Vida Mais”.

A entrega das comendas cumpre as determinações legais dos decretos legislativos nº 247, de 11 de abril de 2012; e nº 314, de 13 de novembro de 2019, de autoria do ex-vereador e presidente da Câmara Manoel de Alvário Marques Filho, e do atual vereador Carlos Alberto Sartori, respectivamente.

Sobre os homenageados

Geraldo Terrazan Pivoto nasceu no dia 01º de abril de 1947 na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG). É filho de Sebastião Terrazan e Maria Pivoto Terrazan. Estudou o primário na escola rural “Rodolfina Zordan”, no bairro dos Pivotos, ainda em Minas Gerais.

Nos anos 60 veio morar no estado de São Paulo, mais precisamente na Fazenda Santa Izaura, que era de propriedade de avô e estava localizada no bairro de Barão Ataliba Nogueira, em Itapira. Aqui, casou-se com Maria Madalena de Souza Terrazan, com quem teve as filhas Shirley e Andrea e o filho Geraldo Júnior.

Estudou na Escola Estadual “Prof. Fenízio Machini”, e em 1962 foi para a cidade de Mogi Mirim onde concluiu seus estudos no Seminário Nossa Senhora de Fátima, dos padres Franciscanos.

Após o seminário foi para Campinas, onde cumpriu o serviço militar no 5º Grupo de Canhões Antiaéreo, tendo sido soldado da 1ª bateria antiaérea na função de rádio operador. Seu trabalho posteriormente foi reconhecido pelo Coronel Cerqueira Lima, comandante que lhe conferiu certificado de honra ao mérito quando da sua entrada para o corpo da reserva. Após sua saída do Exército, foi para São Paulo trabalhar como garçom. Estudou no Senac e foi secretário no Sindicato dos Garçons.

No ramo hoteleiro participou do Sindicato dos Hotéis e Comércios de Restaurantes, com sede no bairro da Liberdade em São Paulo. Graças a sua capacitação e experiência na área, foi gerente de restaurante da rede de restaurantes do Sr. Mário Benvenutti até 1981, quando voltou para Itapira para atuar no ramo, tendo inclusive, fundado seu próprio Buffet, onde gerou várias oportunidades de emprego e ensinou muita gente nova no ramo. O negócio deu tão certo que nesta época firmou uma parceria com o Buffet Ancona, de Pedreira, servindo festas e eventos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Em 1997 decide voltar aos estudos e se forma através do Telecurso 2000. Também conclui estudos em microinformática através de programa de formação qualificação de mão-de-obra do Governo Federal.

Na seara social, passou a se dedicar às causas nobres de cidadania, sempre trabalhando para melhorar a vida das pessoas na comunidade de Barão Ataliba Nogueira. Foi presidente da Associação dos Moradores, onde apresentou diversas demandas a prefeitos, secretários e até ao Governador Mário Covas. Foram pedidos de construção de creches, conjuntos habitacionais, equipamentos e praças esportivas e instalação de cooperativa para produção, pasteurização e comercialização de leite. Todo este trabalho, evidentemente, lhe rendeu uma cadeira no Poder Legislativo Municipal, tendo participado da 12ª e 13ª legislaturas, entre os anos de 1997 e 2004, recebendo 522 e 491 votos respectivamente, pelo PMDB.

Através do mandato eletivo, pleiteou a construção de creche, posto médico, posto dos Correios, base da Guarda Municipal, velório e quadra poliesportiva, atendendo anseios dos moradores daquela região.

Também teve papel fundamental no incentivo à prática esportiva no bairro, tendo recebido diploma de mérito comunitário pelas participações no Challenge Day Internacional. Fez cursos de arbitragem na Federação Paulista de Futebol e sempre incentivou o time do bairro. Em 1999, juntamente com demais dirigentes, inseriu uma equipe do Barão nos tradicionais Jogos de Verão da cidade.

Como vereador, ainda foi membro de várias Comissões Permanentes na Casa, tendo sido presidente da Comissão de Finanças e Orçamento por dois anos, analisando, emendando e despachando projetos de lei do Poder Executivo. Também apresentou indicações, requerimentos e projetos de lei de interesse da população itapirense. Participou de Convenções e Congressos Paulista de Municípios.

Defendeu com muito entusiasmo a vinda das empresas Estrela e Nutron para Itapira, em especial para o bairro de Barão Ataliba Nogueira, onde até hoje ambas as geram emprego e renda para os trabalhadores e suas famílias. Posicionou firmemente contras as opiniões contrárias visando o desenvolvimento econômico da população local.

É de sua autoria, por exemplo, os projetos de lei que denomina a creche do bairro de “Marina Jacomini Rampin”, que infelizmente nos deixou na semana passada, e do projeto que proíbe a permanência de animais soltou nas vias e logradouros públicos de nossa cidade.

Mesmo sem cargo eletivo, continua prestando serviços sociais, socorrendo e ajudando amigos em situações adversas.

 

Luiz Fernando Martins Schnitzer nasceu em São Paulo (SP) em 1956. É casado com Marisa Helena Fleury Roberti Schnitzer. É pai de Marisa Helena Peccini Schnitzer e Marina Roberti Schnitzer Maklouf.

Possui formação em administração de empresas pela escola técnica Lyceum Alpinum Zuoz, na Suíça, e pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Fala inglês fluente e possui bons conhecimentos de espanhol, alemão e francês.

De 1982 a 1984 foi Assistente do Gerente de Operações para a América do Sul na Transamérica, ICS do Brasil Ltda, uma empresa multinacional americana atuante no ramo de logística para companhia de navegação.

De 1984 a 1990 foi gerente de filial (comercial e administrativo) da Transatlantic Carriers de Afretamentos e Agenciamentos Ltda, agência marítima para navios de linha e para afretamentos do Grupo Transcar.

De 1990 a 1992 foi gerente de afretamentos da Multiship Agência Marítima Ltda, agência marítima especializada em cargas frigoríficas. Entre 1992 e 1994, ocupou o cargo de gerente comercial e administrativo da Intersea Agência Marítima Ltda, agência marítima de armadores de linhas regulares, também especializada em cargas frigorificas.

De 1994 a 1997 foi diretor e sócio da SSA Ltda, empresa própria de assistência ao comércio exterior, especializada e transporte de cargas internacionais e representante no Brasil de uma empresa inglesa de leasing de containers e 3 NVOCC´s internacionais.

Entre os anos de 1997 e 1999 foi coordenador de tráfego e logística da SSP-Nemo S/A Comercial Exportadora, trading do Grupo Suzano, empresa de papel e celulose capaz de produzir 500.000 toneladas ao ano de papel de impressão, dos quais mais de 150.000 toneladas eram destinadas à exportação.

De 1999 a 2001 foi gerente de operações internacionais e representantes de vendas da Rewico Brasil Transitário Internacional Ltda, empresa de freight forwarder, que atua em logística nacional e internacional, especializada em cargas de projetos nas áreas marítimas e rodoviárias, responsável pelos despachos para a empresa Mercedes Benz do Brasil.

Ainda em 2001, atuou como executivo de venda da Rohde &Liesenfeld do Brasil Transitário Internacional Ltda, empresa de origem alemã que atua em logística nacional e internacional, especializada em transporte de cargas marítimas, aéreas e rodoviárias. De 2001 a 2005 foi gerente de projetos internacional e gerente operacional na Natco Internationale Transporte Ltda, um freight forwarder de origem suíça que atua em logística nacional e internacional, especializada em transporte de cargas especiais e de projetos.

De 2006 a 2009, foi gerente de projetos da NPT Brasil Projetos e Transportes Internacionais Ltda, empresa de origem suíça/alemã do Grupo Natco que atua em logística nacional e internacional, especializada em transporte de cargas especiais e de projetos. E de 2009 a 2011 foi gerente de projetos da Tomé Engenharia e Transportes Ltda, uma transportadora de cargas sobre dimensionadas e extrapesadas de origem brasileira. Atua em logística nacional e em projetos de engenharia, especializada em transportes de cargas especiais e de projetos.

Desde 2011 é proprietário da Fazenda Boa Vista, uma fazenda familiar localizada em Barão Ataliba Nogueira, em Itapira, e que atua no ramo da pecuária, coma criação e venda de bezerros e touros tipo Nelore; e na plantação de eucalipto. É participante do Paint, programa de melhoramento genético da Lagoa da Serrat de Sertãozinho (SP) com aplicação de IATF e FIV. Já a produção de eucalipto é para a fabricação de papel de impressão.

Em 2012 fundou em Itapira o Centro do Idoso Vida Mais. Em parceria com o Poder Público, busca garantir um ambiente de convivência familiar e comunitária para fomentar um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Um detalhado plano de ação foi desenhado e posteriormente apresentado à Prefeitura, que, reconhecendo a seriedade de propósitos, em 2013, doou um terreno bastante adequado e bem localizado para a construção do Centro do Idoso.

A obra e o planejamento das atividades socioeducativas foram acontecendo simultaneamente à construção e, em 09 de Outubro de 2017, o moderno prédio do VIDA MAIS foi inaugurado. O grande diferencial, além da estrutura física de extrema qualidade, foi a piscina gratuita a idosos da região.

Contando apenas com um pequeno número de funcionários e 4 voluntários, o VIDA MAIS iniciou com 200 idosos divididos em 37 turmas que podiam escolher entre 9 atividades, como hidroginástica, pintura, dança, ginástica, inclusão digital entre outras.  Em apenas 2 anos, o atendimento mais que dobrou, ultrapassando 400 pessoas que foram divididas em 73 turmas, participando de 23 atividades. O número de voluntários também aumentou de 4 para 18.

São números importantes, que refletem a qualidade do que lhes foi oferecido; o comprometimento da diretoria, funcionários e voluntários, além da adesão entusiasmada dos idosos às atividades propostas.

Alicerces sólidos foram construídos, e o VIDA MAIS se aprimora a cada dia. Ao longo dos anos foram mais de 620 atendidos. Atualmente são 410 beneficiados ativos.

Compartilhe
error: