Gazeta Itapirense

General itapirense pode comandar o Exército no Governo Lula

Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, o general itapirense Tomás Paiva está entre os cotados para comandar o Exército durante o novo Governo do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva.

A escolha do presidente eleito Lula para o próximo comandante do Exército deverá recair sobre o general mais antigo da tropa ou um oficial que tenha a simpatia dos membros do governo de transição.

Segundo o Estadão, caso opte pela antiguidade, Lula entregará o comando, em janeiro, para o general Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC). No entanto, conselheiros do petista, sugerem o general Tomás Paiva, comandante militar do Sudeste.

General Tomás Paiva está entro os cotados para comandar o Exército

Conselheiros de Lula acreditam que o presidente não deve inovar na escolha e sugerem que ele limite a seleção à lista dos três mais antigos. No total seriam quatro, já que Stumpf e Paiva dividem a segunda posição e ambos passariam à reserva na mesma época, em julho do ano que vem; Arruda, em março, e Theophilo, em novembro.

Oficiais-generais da ativa e da reserva avaliam que o petista terminaria com a tensão em relação as Forças Armadas ao nomear como comandantes tanto do Exército quanto da Aeronáutica e da Marinha os militares mais antigos. Foi este o critério usado nos dois primeiros governos de Lula.

Apesar de o cargo ser escolha pessoal do presidente eleito, generais observam que esse seria um gesto natural, que não causaria atritos com o Exército.

Itapirense

Comandante Militar do Sudeste, o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva recebeu em 16 de dezembro de 2021 o título de Cidadão Itapirense em sessão solene realizada na Câmara Municipal.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Toninho Bellini, do Vice Mário da Fonseca, de vereadores, grande parte do secretariado e primeiro escalão do governo municipal e de familiares do homenageado. Também participaram autoridades militares como os Generais de Brigada Edson Massayuki Hiroshi e Agnaldo de Oliveira Santos e o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (15ª região), Dr. José Otávio de Souza Ferreira.

Nascido em São Paulo em 29 de setembro de 1960, ele é filho de Clibas Ribeiro Paiva e de Maria da Conceição Miné Ribeiro de Paiva, dois conhecidos e queridos professores da cidade. Dona Conceição, inclusive, foi uma das diretoras da escola ESO.

Mino Nicolai e Toninho Bellini durante a entrega do título de Cidadão Itapirense ao general Tomás

Aos 12 anos veio morar em Itapira e nos três anos que permaneceu na cidade antes de incorporar às fileiras do Exército fez muitas amizades e colecionou muitas histórias. “Nasci em São Paulo, mas meus valores e meu despertar para o Exército foi aqui. Não se trata do tempo que vivemos, mas da qualidade do tempo que passamos”, disse durante seu discurso.

Durante seu pronunciamento, General Tomás lembrou diversos momentos da infância como a convivência nas praças, os concertos da Banda Lira Itapirense e até mesmo sua experiência como coroinha do Padre Henrique. “Esse título pra mim talvez seja uma das maiores homenagens que já recebi. Itapira representou muito na minha vida e sempre me senti itapirense, sempre me senti da terra”, disse. “A partir de agora tenho um compromisso ainda maior com a cidade que amo e pertenço”, concluiu.

Além do título de cidadania, o prefeito Toninho Bellini entregou ao homenageado a chave da cidade.

Ao fim da sessão solene, General Tomás conversou com amigos que estavam presentes na plateia e posou para fotos antes de retornar para São Paulo.

 

Compartilhe
error: