Gazeta Itapirense

Festejos de São José em xeque

Embora as atividades religiosas estejam inseridas no rol daquelas consideradas essenciais e, portanto, asseguradas para os fiéis que se dispuserem em frequentar celebrações de forma presencial, no âmbito da comunidade católica aqui da cidade a mensagem passada pelos responsáveis por cada uma das seis paróquias e uma quase paróquia neste momento de recrudescimento da pandemia, é para que haja o máximo cuidado em preservar as medidas sanitárias de isolamento, distanciamento, uso correto de máscaras e higienização das mãos.

Neste contexto, duas paróquias em particular, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida, devem tomar decisões diferentes com relação aos festejos de São José, cuja data litúrgica é o 19 de março. A comunidade de São José Operário da Vila Dr. José Sechi, pertence à jurisdição de Nossa Senhora Aparecida. Da mesma forma, a comunidade de São José, do bairro rural do Rio Manso, pertence à órbita de influência da paróquia de São Benedito.

Conforme apurou A GAZETA, o pároco André Ricardo Panassollo irá se reunir com a comunidade para discutir se a festa será realizada ou cancelada. As instalações acanhadas da igreja e também a atração que a festa normalmente exerce sobre fiéis de Mogi Guaçu conspiram para que a festa seja adiada. A decisão, contudo, deverá ser anunciada no início da próxima semana.

Mudanças

Na paróquia de Nossa Senhora Aparecida dos Prados o pároco Ildefonso Ribeiro Luz analisa a situação de um ponto de vista mais abrangente. Ele não pensa a princípio em promover alterações significativas na rotina da paróquia. Mas já anuncia mudanças nos horários de celebração das missas.

Aos sábados serão celebradas como de costume, missas às 16h00 na comunidade de São Cristóvão (Jardim Camboriú) e às 18h30 na Igreja de São José Operário, na Vila Dr. José Sechi. Aos domingos, serão três missas na Matriz, ao invés de duas, como ocorria antes: 8h00, 10h00 (horário novo) e 18h30, ao invés de 19h00. A preocupação de padre Ildefonso é no sentido de que os fiéis tenham tempo hábil para retornar para suas casas antes do início do “toque de restrição”.

Isso vai valer também para outras celebrações, como a Novena Perpétua de Nossa Senhora, realizada às 4ªs feiras na matriz, que vai começar a partir de agora meia hora mais cedo, às 19h00. No dia de São José, foram agendadas missas às 6h00 na Igreja Matriz e uma outra às 15h00 na própria comunidade da Vila Dr. José Sechi. Dias 17 e 18 missa solene na Igreja Matriz às 19h00. E às sextas-feiras, durante todo o período quaresmal será realizada sempre às 6h00 a missa da penitência, única onde os fiéis não precisam fazer agendamento prévio.

Para as demais celebrações existe ainda a orientação de que os fiéis façam o agendamento. O total de assentos disponíveis na Igreja Matriz é de 120. Na Igreja de São Cristóvão, 50 lugares e na Igreja de São José Operário, 60. O telefone da Secretaria da Matriz é o 3843 4255. Ou pelo WhatsApp, 9- 9944-2112.

 

Compartilhe
error: